Comes & Bebes: conhecimento e divulgação são elementos para a valorização da gastronomia regional

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Espaço culinário da Capital promete fortalecer o setor e incentivar novos formatos de eventos

 

A gastronomia no Mato Grosso do Sul é construída por uma enorme gama de influências. Desde os países vizinhos, como Paraguai e Bolívia, até nações do outro lado do mundo, como o Japão, contribuem para a formação dessa cultura tão diversificada, construída também com a presença indígena, pantaneira e de povos de outros estados. Com tantas combinações, a culinária sul-mato-grossense se tornou bastante rica e com uma identidade muito própria, sendo valorizada tanto nacional quanto internacionalmente.

 

De acordo com a chef e presidente da Associação dos Profissionais da Gastronomia de Mato Grosso do Sul (APG-MS), Dedê Cesco, esse é um movimento que já vem acontecendo há praticamente 20 anos, quando a gastronomia mundial se reinventou e, por reflexo, também a gastronomia regional. “Temos hoje chefs de cozinha que estão no cenário nacional, em grandes eventos gastronômicos, como os que acontecem em Pipa, Tiradentes, Belo Horizonte, São Paulo. Todos esses eventos contam com a participação de representantes de Mato Grosso do Sul. E se temos esse reconhecimento no Brasil e no mundo, o próprio Estado de Mato Grosso do Sul acaba também identificando melhor a sua gastronomia”.

 

Dedê aponta que hoje já existe um grande número de cozinheiros utilizando os ingredientes regionais e criando pratos novos, trazendo a regionalidade para a cozinha contemporânea. “Precisamos conhecermos a nossa história, nossos pratos de identidade, que fazem parte da nossa formação cultural, porque a partir do profundo conhecimento desses pratos e dos ingredientes identitários, é que nós, como chefs de cozinha, conseguimos criar novas combinações, impulsionando o cenário gastronômico do Mato Grosso do Sul”.

 

A chef destaca o novo Clube Gourmet, do Shopping Campo Grande, como um ambiente de discussão e debate acerca não apenas da culinária, mas também da construção da cultura sul-mato-grossense. “O Clube Gourmet oferece uma oportunidade para os profissionais do segmento e os pequenos produtores, porque acaba fomentando uma discussão maior ao viabilizar esse ambiente de encontro, que pode ser tanto para comunidade local, ou seja, a cidade em si, quanto para os turistas”, declara.

 

Para Dedê, o cenário atual é bastante promissor e vem evoluindo constantemente, por exemplo, com alguns festivais gastronômicos regionais. “Ainda são poucos, mas à medida em que temos a oportunidade, vamos mostrando. É muito importante que cada vez mais a gente tenha espaços para divulgar a nossa gastronomia. Quanto mais divulgamos, mais ela se fortalece, e quanto mais abrimos espaço para que as pessoas conheçam, também”.

 

O Clube Gourmet

 

O Clube Gourmet é uma inovação na área gastronômica, trazida pelo Shopping Campo Grande como parte da comemoração por seus 30 anos de existência. É um espaço fixo para a realização de eventos ligados ao universo da gastronomia, com capacidade para até 50 pessoas, localizado no piso 2 – Expansão. A inauguração será nesta terça-feira (12) e o espaço contará com workshops e aulas-show, abertos ao público já a partir da quarta-feira (13).

 

A ideia do espaço é oferecer novas opções ao público, proporcionando diferentes formatos de experiências, como aulas práticas e oficinas, workshops, palestras, eventos e outras ações diversas. Com caráter colaborativo, a iniciativa busca atender, além do próprio Shopping, lojistas, chefs e instituições parceiras que queiram incentivar a realização desses eventos e experiências culinárias.

 

São parceiros da iniciativa: Camicado, Panan, Dell Anno, Senac e Tom Plantas, com o patrocínio da MSGás. Para mais informações, o telefone é o (67) 3389-8000.

 

 

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