Desde o estabelecimento de convênio com a Agência Estadual de Regulação (AGEMS), Chapadão do Sul vem trabalhando para a melhoria dos serviços de manejo dos resíduos sólidos. A fiscalização responsiva promovida pela Agência avalia em conjunto com o Município, as Políticas Públicas e o que é executado e impulsiona a melhoria da saúde e qualidade de vida da população.
Em reunião técnica de resultados realizada hoje (22), a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto e equipe de engenheiros ambientais que têm na sua rotina a visão sobre a operação dos serviços e toda sua cadeia produtiva, receberam os secretários titular e adjunto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente para discussão sobre atualização de metas e fortalecimento do Plano de Trabalho
LEIA TAMBÉM: AGEMS Perto de Você leva mais de 50 serviços a Chapadão do Sul em setembro
“Cooperação é isso. Colocar a regulação a serviço da necessidade dos nossos municípios parceiros, auxiliar, orientar e gerar resultados nessa área que hoje é essencial na qualidade de vida dos moradores e nos projetos de desenvolvimento pensando em melhorias e fomentando o desenvolvimento”, afirma o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.
Gestão sustentável com regulação e metas personalizadas
Reforçando o pacto de cooperação para que a gestão de resíduos sólidos urbanos seja adequada e efetivamente sustentável em todos os campos, a coordenadora Danielle Adma e o engenheiro membro da equipe João Lucas Alves apresentaram recomendações e ferramentas de aperfeiçoamento do Plano de Trabalho, um instrumento gerencial diretamente associado aos convênios que representam o pacto regulatório para um ciclo de 4 anos – combinado com o Plano Plurianual – PPA.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
“Estamos padronizando o modelo desse plano, um quantitativo de metas e as ações que cabem nesse planejamento. Mas ele não vai ser único, e sim adequado à realidade de cada Município, com suas especificidades, e de acordo com a política municipal sobre resíduos e o plano municipal de saneamento básico”, explicou Danielle Adma.
Com avanços que levam em conta a indispensável integração entre projetos de atração de empresas para investimento na cidade e a atenção às questões ambientais, Chapadão do Sul já tem hoje 100% de cobertura da coleta seletiva. Diversos pontos da gestão e operação que ainda precisam de ajustes estão no radar, com apoio técnico especializado e o monitoramento permanente da AGEMS.
LEIA TAMBÉM: Universalização: AGEMS quer ouvir sociedade sobre soluções alternativas de água e esgoto em MS
“Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente estão na mesma secretaria, o que é um desafio, e ao mesmo tempo mostra o quanto temos que caminhar de mãos dadas nessas duas áreas. O apoio da AGEMS tem sido fundamental para conseguirmos direcionar os trabalhos que precisam ser executados lá no município”, disse o secretário Marcelo Balen. “É o que tem nos guiado para desenvolver o que precisamos de gestão”.
“A gente sabe quais são os problemas e a AGEMS nos direciona sobre como resolver. E resolver de forma correta, que não seja só executar alguma coisa agora, mas fazer com que seja duradouro, que continue”, completa o secretário-adjunto, Raphael Cardoso.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
O convênio que garante ao Munícipio contar com a expertise regulatória da AGEMS foi firmado em julho de 2024, com validade de 20 anos. Para que os objetivos sejam alcançados, um detalhado plano de trabalho serve de guia, com metas periódicas, acompanhadas, fiscalizadas e validadas pela Agência.
“É muito importante essa atualização constante, seguindo os avanços que o Município alcança e alinhada com o plano municipal de saneamento. É um trabalho que a secretaria responsável precisa fazer, e pode contar com o nosso apoio”, reforçou o engenheiro ambiental e sanitário João Lucas, responsável pelas visitas aos municípios.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS