Encontro Estadual reforça cultura de segurança no cuidado materno e neonatal em MS

0
Encontro Estadual reforça cultura de segurança no cuidado materno e neonatal em MS

Profissionais e gestores se reuniram para debater medidas que qualifiquem o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido

Com o tema global “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança” e o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, o I Encontro Estadual de Qualidade da Assistência Materna-Neonatal foi realizado nesta quarta-feira (10), no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, em Campo Grande.

Promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária e do NEGESP (Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente), o evento reuniu profissionais de saúde, gestores e lideranças de vários municípios do estado para discutir estratégias de segurança no cuidado à gestante, à puérpera e ao recém-nascido.

O objetivo central do encontro foi fortalecer práticas que previnam riscos, reduzam falhas e eliminem danos evitáveis nos serviços de saúde. A cultura de segurança do paciente, segundo os organizadores, deve ser contínua e envolver todos os atores do sistema.

“Há também uma frente que pode ser grande aliada na redução da mortalidade: o próprio paciente e sua família. Precisamos superar a ideia de que o conhecimento em saúde pertence apenas ao profissional. Ele deve ser compartilhado com a família. Isso não significa transferir responsabilidade, que continua sendo nossa enquanto profissionais, mas sim dividir atenção e cuidado, criando uma rede de proteção. É uma cadeia, uma parceria”, afirmou a coordenadora do NEGESP, Eduarda Tebet.

Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a preocupação com a segurança do paciente deve ser transversal, presente em todas as áreas e superintendências da SES. “Só assim construiremos políticas públicas sólidas, que unam eficiência, qualidade e segurança. Este evento demonstra nossa determinação em transformar a realidade. A segurança da gestante, do recém-nascido e de todos os pacientes continuará sendo prioridade absoluta para o nosso Estado”.

Fonte: Agencia de Notícias – MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui