O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) anunciou que o Centro Obstétrico ficará fechado entre 22 de setembro e 21 de outubro de 2025. A medida faz parte das obras de modernização do Centro Cirúrgico e da Central de Material e Esterilização da unidade.
LEIA TAMBÉM: Nova audiência com a UFMS discutirá andamento da transferência do Morenão
Estrutura será adaptada
Segundo o hospital, durante o período de fechamento, o Centro Obstétrico passará por adequações estruturais para funcionar como substituto do Centro Cirúrgico, permitindo a realização de procedimentos de diversas especialidades. As melhorias incluem reforço na rede elétrica, climatização e iluminação cirúrgica.
Atendimento obstétrico garantido
Apesar da interdição, o Humap informou que não haverá interrupção total do atendimento a gestantes. Uma sala no Centro Cirúrgico ficará disponível para cesarianas e curetagens, enquanto as salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto) continuarão operando para partos normais.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
O atendimento, porém, será feito exclusivamente via Central de Regulação, que considerará a disponibilidade de vagas no alojamento conjunto, UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários. Gestantes espontâneas, por porta aberta, não serão recebidas durante o período.
Regulação e segurança
O Núcleo Interno de Regulação será responsável por encaminhar diariamente a lista de leitos disponíveis, garantindo que apenas pacientes dentro do perfil de atendimento sejam recebidas.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
Em nota, a direção do Humap destacou que as medidas são essenciais para manter a qualidade dos serviços:
— “Todas as adequações são necessárias para garantir qualidade e segurança em cada procedimento”, afirmou a instituição.
Contexto
As obras fazem parte de um plano de modernização da estrutura hospitalar, que visa ampliar a capacidade do Humap-UFMS e melhorar as condições de atendimento, sem comprometer a segurança das pacientes durante o processo de transição.