Inaugurado há 11 meses, o contorno viário de Chapadão do Sul já se consolidou como rota preferencial para o tráfego pesado que cruza a região. O anel é uma obra estratégica adicionada à rodovia MS-306 após a concessão, quando estudos identificaram a vantagem de implantar essa alça em torno da cidade em vez de manter a travessia urbana.
Em visita técnica ao local com a equipe da Diretoria de Transportes e Rodovias, o diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação (AGEMS), Carlos Alberto de Assis, conferiu a qualidade da infraestrutura, do pavimento à sinalização, que já reflete ganhos em segurança e fluidez para os usuários.
A rodovia concedida tem 219 quilômetros e representa uma importante rota de escoamento de produção agrícola do norte do País e do leste do Estado em direção a grandes centros consumidores e a pontos de saída de exportação.
“O contorno, hoje, é um equipamento de segurança e de eficiência para quem trafega e para quem mora na cidade. O trânsito flui melhor, sem necessidade de redução ou parada no perímetro urbano, e com muito menos risco de acidentes”, avalia Assis.
Para os técnicos que mensalmente estão in loco na região fiscalizando as obras e investimentos do contrato, é visível como os motoristas têm aderido ao uso do trecho.
Quem vem do sentido de leste – de Cassilândia, ou do sentido norte – de Costa Rica, tem a opção de contornar a região urbana pelo novo trajeto. São 15 quilômetros que levam o viajante direto a outro extremo da cidade, percorrendo o trecho onde foi implantada a nova pista e o trecho em que a MS-306 é conjugada com a BR-060.
“Esse contorno é resultado de um planejamento que une eficiência logística e segurança para a população. A presença da AGEMS tem sido fundamental desde a proposta de aditivo ao contrato, até as ações de campo, que garantem que a concessão traga para o usuário um serviço de qualidade”, destaca a diretora de Transportes e Rodovias, Caroline Tomanquevez.
“Nós verificamos que os aplicativos de mapa de mobilidade já recomendam esse trajeto. É muito importante, porque mesmo quem não é de região ou não passa com tanta frequência já tem a informação de que agora existe essa opção”, conta o coordenador da Câmara Técnica de Rodovias, Vinicius Echeverria.
Investimento e resultados
Com investimentos de R$ 72 milhões destinados a desviar o tráfego pesado da cidade, diminuindo riscos de acidente e melhorando a infraestrutura viária, a obra foi realizada em 15 meses e entregue seis meses antes do prazo previsto em cronograma, em outubro de 2024. Para avalizar a execução, a AGEMS promoveu audiência pública prévia, em conjunto com a concessionária, e possibilitou amplo conhecimento e participação da comunidade.
São 12,3 quilômetros de extensão, a partir do entroncamento om a BR-060, margeando a linha férrea, e se interligando ao traçado original da MS-306 mais adiante. A proximidade com os trilhos da ferrovia foi um dos fatores de eficiência no custo do projeto, pois permitiu aproveitamento da mesma área de domínio, favorecendo o custo de desapropriações para a realização da obra.
Operações, regulação e atendimento ao usuário
A visita técnica do presidente da AGEMS incluiu a verificação das instalações da Base de Serviço Operacional e da base de Serviço de Atendimento ao Usuário. A primeira é o ponto onde ficam equipes e veículos de socorro mecânico, pré-hospitalar e demais carros de serviço que diariamente estão atuando nas operações da concessionária. A segunda, é um importante ponto de apoio ao viajante, incluindo informações sobre os canais para registro de solicitações na Ouvidoria da AGEMS, se necessário.
Com a presença constante para as fiscalizações programadas das ações do contrato da MS-306 e MS-112, a Agência Reguladora também possui uma instalação própria, sediada em Chapadão do Sul, que serve de base para as equipes.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS