Saneamento: Presidente da AGEMS destaca avanços e reforça compromisso com sustentabilidade durante encontro de Ouvidores

0
Saneamento: Presidente da AGEMS destaca avanços e reforça compromisso com sustentabilidade durante encontro de Ouvidores

Campo Grande sedia esta semana o 3º Encontro Nacional de Ouvidores de Saneamento, reunindo representantes de empresas prestadoras do serviço de 23 estados. Convidado da abertura, que reuniu gestores e autoridades na manhã desta quinta-feira (25), o diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação (AGEMS), Carlos Alberto de Assis, destacou os principais avanços regulatórios que beneficiam os consumidores e reforçou o compromisso com a qualificação dos serviços e a escuta ao usuário.

Com tema voltado aos desafios diante das inovações tecnológicas e das mudanças climáticas, a proposta do evento se alinha a entregas recentes e a projetos que vêm fortalecendo a regulação do saneamento básico em Mato Grosso do Sul.

“Esse é um tema muito atual, de extrema importância. Nossa Ouvidoria tem feito a diferença, pois acreditamos que quem escuta mais erra menos”, afirmou. “A inovação, com benefícios ao cidadão, é uma prioridade da AGEMS. Acabamos de criar o Selo de Sustentabilidade em resíduos sólidos e estamos em processo de instalar um laboratório móvel inovador para a análise do Índice de Qualidade da Água”, destacou.

A AGEMS regula e fiscaliza os serviços prestados em 68 municípios pela Sanesul, anfitriã do evento promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE). A regulação também já alcança cidades com Sistemas Autônomos de Água e Esgoto, por meio de convênios com as prefeituras. Além da atuação técnica e econômica, a presença da AGEMS representa também a disponibilidade da Ouvidoria para receber e ajudar na solução de demandas que não são imediatamente resolvidas pelos prestadores de serviço.

Durante a cerimônia de abertura, o desempenho da Agência foi elogiado pelo vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa. “A AGEMS realiza um trabalho de excelência e extremamente importante”, frisou, apontando a evolução e as metas estaduais em saneamento que farão de Mato Grosso do Sul o primeiro a alcançar a universalização do esgotamento sanitário.

Escuta e entendimento

A ouvidora Cristiane Leite participa do evento com toda a equipe e será uma das palestrantes no segundo dia do Encontro. Ela destaca que uma série de iniciativas vem aproximando a Agência do usuário e facilitando o acesso e a solução de reclamações. O projeto AGEMS Perto de Você, a adoção do canal de WhatsApp e a assistente virtual Gegê unem escuta ativa e tecnologia para dar mais agilidade e eficiência aos atendimentos da Ouvidoria.

“Além disso, nós adotamos o modelo de Caminhos do Entendimento para tornar mais rápido o tempo de resposta da empresa ao usuário. Em vez de acumular um número cada vez maior de reclamações na nossa Ouvidoria, trabalhamos para que a falta de água, o vazamento de esgoto e a correção da fatura sejam problemas solucionados rapidamente, já nos contatos do cliente com a empresa”, exemplifica.

A ouvidora acredita que o compartilhamento de experiências e a troca de conhecimento durante um evento tão amplo tende a fortalecer ainda mais os resultados da AGEMS e a satisfação dos consumidores.

Saneamento, Tecnologia e Agenda ESG

O tema escolhido trouxe para o evento a palestra magna da jornalista, advogada e ambientalista Rosana Jatobá. Na apresentação, a especialista destacou os compromissos e oportunidades das práticas ESG nas políticas públicas e projetos de desenvolvimento socioeconômico, tema que, em sua visão, é um caminho sem volta e já está também na agenda da regulação em Mato Grosso do Sul.

A diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro, avalia que a rica troca de experiências entre ouvidores de todo o País, com esse tema em pauta, vem ao encontro de propostas que a AGEMS já coloca em prática, tanto diretamente quanto no incentivo às empresas reguladas.

“Tanto no saneamento – tema deste encontro – quanto nos demais serviços que nós regulamos – energia, rodovias, transportes, gás – falar em responsabilidade social, ambiental e de governança é indispensável para garantir serviços de qualidade e um desenvolvimento sustentável de longo prazo”, reforça.

A abertura do encontro contou ainda com as presenças do presidente da Sanesul, Renato Marcílio; do presidente da AESBE, Munir Abud; do diretor-executivo da Ambiental MS Pantanal, Clayton Marcos Bezerra; de Eduardo Romulado Soares, coordenador da Câmara Técnica de Ouvidoria da AESBE; e de Jaqueline Matto Grosso, ouvidora da Sanesul.

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui