AGEMS é parceira em projetos sociais e ambientais que fortalecem agricultura urbana em Campo Grande

0
AGEMS é parceira em projetos sociais e ambientais que fortalecem agricultura urbana em Campo Grande

 

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) participou, nesta semana, do evento de assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Campo Grande e o SESC, que oficializa o fortalecimento da Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA), localizada no bairro Vilas Boas. A iniciativa tem como objetivo apoiar e capacitar pequenos produtores urbanos, promovendo práticas de agricultura sustentável, segurança alimentar e desenvolvimento econômico local.

LEIA TAMBÉM: Saneamento: Presidente da AGEMS destaca avanços e reforça compromisso com sustentabilidade durante encontro de Ouvidores

Representando o governador Eduardo Riedel, o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, destacou a importância da parceria e reforçou o papel da Agência na construção de soluções ambientais e sociais. “A AGEMS está à disposição da Prefeitura para desenvolver projetos de educação ambiental, sempre alinhados à inovação, sustentabilidade e ao bem-estar da comunidade”, afirmou.

A vice-prefeita Camila Nascimento, destacou o trabalho do poder público para fomentar o empreendedorismo na Capital. “Esse evento mostra o quanto a Prefeitura tem trabalhado com a comunidade, apoiando especialmente as mulheres empreendedoras e levando oportunidades de desenvolvimento para os bairros”, afirmou.

>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP 

O evento contou com a presença da coordenadora do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), Adir Diniz, que ressaltou os avanços do projeto. “Temos visto resultados concretos nas comunidades, especialmente com as mulheres, que encontram nas hortas urbanas e nas oficinas de capacitação novas oportunidades de geração de renda e qualidade de vida”, declarou.

Estiveram presentes autoridades e lideranças locais, entre elas, o deputado estadual Lídio Lopes, vereadores, secretários municipais e as diretoras da AGEMS: Iara Marchioretto, de Saneamento e Resíduos Sólidos, e Rejane Monteiro, de Inovação e Relações Institucionais.

O Projeto

Foram realizadas oficinas de reaproveitamento de alimentos – como nhoque de biomassa e brigadeiro de casca de banana – além de palestras técnicas para produtores urbanos, oficinas de compostagem e gestão de resíduos, e o lançamento da campanha Natal Solidário da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR 

O projeto da UTA já vem transformando a realidade de famílias com a horta comunitária, que fornece verduras e legumes para milhares de pessoas. Somente pelo FAC, mais de 58,6 mil kits de hortaliças foram distribuídos, cultivados na própria unidade ou adquiridos do Ceasa. A coordenação também promove ações como o Drive-Thru da Reciclagem, campanhas do agasalho e cursos de geração de renda.

A AGEMS segue como parceira institucional em projetos sociais e ambientais, apoiando a integração de iniciativas comunitárias com práticas inovadoras e sustentáveis, alinhadas às metas de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

Por Bruna Aquino
Fotos: Cleidiomar Barbosa 

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui