A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso do Sul (FICCO/MS) desencadeou, nesta quinta-feira (2), a operação Heredita Damnare, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e munições.
LEIA TAMBÉM: Indivíduo de 30 anos é preso no Buriti por crimes de violência doméstica e tráfico
A investigação revelou que o grupo utilizava caminhonetes clonadas para contrabandear drogas e munições do Paraguai, com destino a grandes centros urbanos, como São Paulo. Para dar aparência de legalidade, parte da logística era feita por meio de empresas de transporte de cargas registradas em nome de integrantes da quadrilha, que movimentaram dezenas de milhões de reais nos últimos meses.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
No total, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão — 11 em Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Dourados e Ponta Porã), 8 em São Paulo (Grande São Paulo e Bauru) e 1 na Bahia — além de 15 mandados de prisão. Também houve o bloqueio de bens no valor de R$ 5,4 milhões pertencentes aos investigados.
Durante o curso das investigações, já haviam sido apreendidas mais de 14 toneladas de maconha oriundas do Paraguai, confirmando a dimensão da atuação da organização criminosa.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
A operação contou com a participação da Polícia Federal, Polícia Penal Federal/Senappen, Polícia Militar e Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Polícia Militar Rodoviária e Polícia Penal/AGEPEN.