Drive Thru da Reciclagem chega a 16ª edição com educação ambiental para cerca de 200 estudantes

0
Drive Thru da Reciclagem chega a 16ª edição com educação ambiental para cerca de 200 estudantes

A 16ª edição do Drive Thru da Reciclagem começou nesta quinta-feira (23), em Campo Grande, com a mobilização de dezenas de parceiros e a expansão da educação ambiental da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) para cerca de 200 estudantes de escolas públicas. Promovido pela Du Bem Sustentável, o evento já contabiliza ao longo de todas as edições cerca de 120 toneladas de resíduos coletados e a preservação de 1,7 bilhão de litros de água, segundo a coordenadora Ana Cristina Franzoloso.

Durante dois dias, o espaço da AGEMS no Drive, nos altos da Avenida Afonso Pena, será palco de aprendizado sobre saneamento e sustentabilidade para alunos de escolas estaduais, municipal e de curso técnico do SEST/SENAT. Logo cedo, o diretor presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, conferiu os últimos preparativos da equipe da Diretoria de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos para receber os protagonistas do projeto educativo, que já percorreu escolas da Capital e do Interior e há cinco edições vem enriquecendo o Drive Thru da Reciclagem.

“Educar sobre o meio ambiente é investir no futuro. Nosso projeto de educação ambiental vem se consolidando como uma ação concreta na formação de cidadãos conscientes e engajados com a sustentabilidade”, disse.

Ensinar e transformar

Ana Vitória Batestin, 13 anos, do 8º ano da Escola Municipal Profª Gonçalina Faustina de Oliveira, era uma das mais entusiasmadas com o que viu nos estandes do evento. Além de receber de forma prática o descarte de recicláveis, o Drive Thru é uma oportunidade para demonstração de reaproveitamento de resíduos, economia circular, e aprendizado sobre o papel e as responsabilidades de cada cidadão.

“Achei bem importante o que a gente aprendeu sobre saneamento básico. Vimos bastante sobre resíduos, e chegando em casa eu vou conversar sobre isso com a minha família”, disse, feliz com o kit educativo recebido da equipe da AGEMS, onde até mesmo a sacolinha é produto de reaproveitamento.

Responsável por levar os 32 estudantes do 7º ao 9º ano da escola do Jardim Tarumã até o espaço, a coordenadora Antônia Julião destacou o fato de a iniciativa da agência reguladora estar em sintonia com projetos que a escola desenvolve.

“Aceitamos na hora o convite, porque estamos durante o ano todo trabalhando projeto de hortaliça, pomar, reciclagem e a importância de transformar resíduos em recursos. Um evento como esse tem tudo a ver com o que estamos construindo lá. E é muito importante porque eles se sentem pertencentes, valorizados e protagonistas”.

Mobilização e resultados

A adesão e as respostas concretas de escolas, educadores e alunos ao projeto educativo consolidam a entrega pretendida pela AGEMS. Somente nessa edição do Drive Thru, serão ainda atendidas até sexta-feira (24) as escolas estaduais Dr. Arthur de Vasconcelos Dias, Profª Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira, e o curso profissionalizante do SEST/Senat, com cerca de 40 alunos em cada turma.

“O AGEMS Ambiental vem trazendo, drive a drive, a proposta de apresentar a importância da educação não formal em saneamento básico, envolvendo a saúde, a infraestrutura, o aprendizado, a preocupação sobre a importância da água para o consumo humano e como os resíduos podem ser tratados de forma correta”, destaca a diretora Iara Marchioretto. “Saneamento básico é para nós, hoje, um dos pilares da educação ambiental, e nosso papel é também mostrar que a normatização que nós fazemos na regulação traz padrões de referência e de qualidade para a sustentabilidade que todos juntos, temos buscado”.

Para a presidente da Du Bem, Ana Franzoloso, a parceria da AGEMS se tornou fundamental na proposta do Drive Thru.

“Esse ano temos a felicidade de contar com novos importantes parceiros – o pessoal da Saúde, mais uma universidade, a cooperativa de catadores, e mais uma vez educação ambiental trazida pela AGEMS, nossa apoiadora oficial. Do descarte correto vem a transformação, e para isso precisamos de educação”, reforça.

Compromisso coletivo para o desenvolvimento sustentável

A CATA MS, cooperativa que agrega hoje 26 famílias em que a coleta de recicláveis é o único sustento, participa pela primeira vez presencialmente no Drive Thru. A presidente da organização, Jaqueline Mancuelho, celebra a oportunidade de não apenas receber a arrecadação, como acontecia, mas também interagir com a população visitante do espaço.

“Aqui a gente consegue também ensinar a maneira correta de descarte, ajudar as pessoas a entenderem como fazer, porque muitos acabam mandando para o aterro muito material reciclável, sobrecarregando o lugar e deixando de aproveitar o que não é lixo”, alerta.

Para a diretora de Inovação, Rejane Monteiro, a AGEMS vem consolidando uma agenda de regulação sustentável, em que a articulação institucional no Drive Thru e as parcerias que derivam do evento têm importante papel.

“É um orgulho para a Agência ver que estamos, de fato, mais próximos do cidadão, e fazendo a diferença. Junto com nossos parceiros no projeto de educação, plantamos sementes valiosas que veremos florescer na construção de um Estado que se desenvolve comprometido com a sustentabilidade e o bem-estar das pessoas.

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui