Assessoria Militar da AGEMS: Quatro anos de pioneirismo e segurança na regulação dos serviços públicos de MS

0
Assessoria Militar da AGEMS: Quatro anos de pioneirismo e segurança na regulação dos serviços públicos de MS

 

Mato Grosso do Sul se consolida como referência no cenário regulatório nacional com o marco de quatro anos da Assessoria Militar na Agência Estadual de Regulação (AGEMS), comemorados nesta quarta-feira (29). A iniciativa é única no país, sendo a AGEMS a primeira agência estadual de regulação a contar com uma unidade militar voltada ao apoio em operações de segurança e ações estratégicas.

LEIA TAMBÉM: AGEMS ganha reconhecimento da Aneel em projeto pioneiro sobre arborização e segurança da rede elétrica nas cidades

A atuação da Assessoria, criada em 2021, tem sido um divisor de águas, especialmente nas atividades de fiscalização e segurança institucional, resultando em um fortalecimento notável da capacidade operacional da Agência. Ela não só garante a integridade dos fiscais de transporte de passageiros em campo, mas também fortalece a credibilidade institucional e participa ativamente de ações de cidadania, reafirmando o compromisso da AGEMS com serviços públicos eficientes e seguros para a população sul-mato-grossense.

Diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis

“Completar quatro anos de Assessoria Militar é celebrar uma vitória institucional e uma inovação estratégica que colocou Mato Grosso do Sul na vanguarda da regulação no Brasil. Fomos pioneiros porque entendemos que a segurança de nossos fiscais e a efetividade de nossas ações são inseparáveis da qualidade do serviço público que entregamos à população. Isso demonstra o valor inestimável do apoio que a equipe militar traz. Continuaremos investindo em tecnologia, capacitação e parcerias para que a AGEMS siga sendo um modelo de regulação segura, eficiente e comprometida com o cidadão”, afirma o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis.

>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP 

Resultados Expressivos e Impacto na Fiscalização

Os números atestam o sucesso da unidade. Nesse período, a Assessoria Militar participou de aproximadamente 4.500 abordagens, que culminaram em orientações, autuações, apreensões e, quando necessário, prisões.

uso de drone nas operações

Essa performance reforça a eficiência, segurança e efetividade das ações de fiscalização, garantindo a integridade dos fiscais e servidores da AGEMS durante as operações, em um trabalho integrado com o corpo técnico da Agência.

Tecnologia, Inteligência e Profissionalismo

Coronel Waldir Acosta

Sob a liderança do Coronel da Polícia Militar Waldir Ribeiro Acosta, ex-comandante-geral da PMMS, a Assessoria trouxe um diferencial de segurança e profissionalismo.

A unidade investiu em tecnologia e inteligência, utilizando:

  • Recursos Modernos: Drones, câmeras de videomonitoramento, rádios analógicos/digitais, equipamentos de internet portátil e dispositivos de menor potencial ofensivo.
  • Integração de Sistemas: Operação integrada com plataformas como Córtex-MJ, Alerta Brasil, INFOSEG, CNJ, SIGO e CADG, ampliando a capacidade de análise e resposta em tempo real.

Vídeo Monitoramento

O foco em capacitação contínua é outro pilar, com treinamentos em defesa pessoal, armamento e tiro, além de cursos técnicos em áreas como transporte de produtos perigosos, operação de drones e fiscalização de trânsito.

De acordo com o Coronel Waldir Ribeiro Acosta, a Assessoria Militar é a prova de que a integração entre a Segurança Pública e a Regulação é fundamental para o sucesso das políticas públicas.

>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR 

“Trouxemos para a AGEMS o rigor, a disciplina e a expertise operacional da Polícia Militar, garantindo a integridade da fiscalização e a segurança institucional. Os números de abordagens e apreensões, somados ao uso de inteligência e tecnologia de ponta, como drones e integração de sistemas, mostram que estamos operando com o mais alto nível de profissionalismo. Nosso papel vai além da proteção; ele é de apoio estratégico, contribuindo diretamente para um serviço de transporte intermunicipal mais seguro e regulado, e para a tranquilidade das comunidades. Com certeza, esse é um modelo consolidado de segurança e cidadania”, finaliza Acosta.

Por Bruna Aquino

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui