Tecnologia impulsiona protagonismo estudantil nas escolas de Mato Grosso do Sul

Robótica Educacional fortalece competências digitais e aproxima alunos das práticas inovadoras

0

A SED (Secretaria de Estado de Educação) tem investido de forma estratégica na qualidade do ensino e da aprendizagem, acompanhando as transformações do mundo digital e reconhecendo o papel das tecnologias na formação do cidadão sul-mato-grossense.

LEIA TAMBÉM: Drive Thru da Reciclagem chega a 16ª edição com educação ambiental para cerca de 200 estudantes

Entre as ações que marcam essa nova fase, destaca-se o Programa de Robótica Educacional, implantado em diversas escolas da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa busca estimular o pensamento computacional, a criatividade e a resolução de problemas reais, promovendo uma aprendizagem significativa e colaborativa.

A robótica se tornou uma ferramenta essencial para desenvolver habilidades relacionadas ao pensamento científico, crítico e criativo, além da cultura digital, previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na BNCC Computação (2022). Por meio dela, os estudantes aprendem a programar, criar protótipos e compreender a aplicação prática da tecnologia em diferentes áreas do conhecimento.

>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP

As escolas contempladas receberam Laboratórios de Robótica Educacional em formato de kits compostos por maletas com peças de encaixe, conectores, motores, pilhas, baterias e sensores. Esses materiais possibilitam a criação de artefatos programáveis, orientados pela intencionalidade pedagógica de cada professor, transformando a sala de aula em um ambiente de experimentação e descoberta.

Professora Rita e seus alunos

A PCPI (Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras) Rita de Cássia Lanza explica que o projeto de Robótica Educacional começou em 2022, quando a escola recebeu os kits enviados pelo Estado e participou de uma formação para utilização dos materiais. “Os kits são compostos por controladoras, placas Arduino, sensores de presença, toque e de linha, além de livros didáticos. Com eles, os estudantes constroem diferentes tipos de robôs e desenvolvem projetos que envolvem física, matemática e programação”, detalha.

>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR

Ela reforça que a robótica vai além da ideia convencional de robô, integrando conhecimentos de diversas áreas enquanto estimula criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe. “Depois da implantação do projeto, observamos melhora no desempenho dos estudantes, principalmente em física, e um entusiasmo maior em aprender”, afirma.

Segundo Rita, a escola se prepara para inaugurar um espaço maker que ampliará as atividades e permitirá realizar o primeiro campeonato interno de robótica, com a participação de jurados da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica).

Caroline e seus colegas nas aulas de robótica

O projeto fortalece também o compromisso da SED com a Política Nacional de Educação Digital, instituída pela Lei Federal nº 14.533/2023, que garante a inserção da educação digital nas escolas. A iniciativa dialoga com o Plano Estadual de Educação, especialmente na meta 7, estratégia 7.15, que propõe o fortalecimento de práticas inovadoras e o uso de tecnologias na educação básica.

A estudante Caroline Lopes Alves da Silva, de 16 anos, conta que o interesse pela robótica surgiu por acaso. “No começo, eu só acompanhava um colega nas aulas, mas acabei gostando. A robótica não estimula só o raciocínio, mas também a criatividade. Às vezes, começo a montar as peças e, de repente, surge uma ideia nova”, relata.

LEIA TAMBÉM: PMMS participa do COP Internacional 2025 com palestra, deliberações do CNCG e visita técnica sobre novas tecnologias de segurança

Ela explica que a experiência facilita o entendimento de outras disciplinas, principalmente física e matemática. “Quando a professora usa a robótica como exemplo nas aulas de física, fica muito mais fácil entender. A gente reconhece na teoria o que vivencia nas montagens”, comenta.

Caroline também reflete sobre o uso social da tecnologia. “Os robôs podem facilitar a vida das pessoas, principalmente de quem tem alguma deficiência. Isso mostra como a robótica pode ser usada para o bem”, afirma.

Willer comenta o interesse pela robótica

O estudante Willer Gomes dos Santos, de 17 anos, relata que sempre gostou de montar e desmontar objetos. “Quando cheguei à escola, um colega me convidou para participar do projeto. Aceitei na hora, porque era algo que eu já tinha vontade de aprender”, lembra.

Ele diz que as aulas envolvem criatividade e trabalho em equipe. “Gosto principalmente da parte de montar os robôs. Podemos criar os modelos que quisermos usando as peças dos kits. Já construí um robô de limpeza e aprendi bastante sobre motores e montagem com a ajuda dos colegas”, destaca.

Para Willer, o mais motivador é ver as ideias se transformando em realidade. “É muito legal ver o robô funcionando depois de tanto esforço. A cada aula a gente aprende algo novo e percebe que tudo depende da nossa dedicação”, afirma.

João explica como aprende robótica na Rede Estadual

O estudante João Augusto Rossato da Silva, de 16 anos, conta que o que mais lhe atrai na robótica é a aprendizagem prática e colaborativa. “A robótica é uma aula diferente, porque a gente aprende fazendo. Usamos equipamentos, programamos os robôs e trabalhamos em grupo, o que torna tudo mais divertido e desafiador”, diz.

Ele revela ter facilidade na área de programação, o que o motivou ainda mais a participar dos projetos. “Neste ano, construímos um robô seguidor de linha, que utiliza sensores de cor para identificar o caminho e se mover de forma autônoma. Foi o projeto que mais gostei, porque conseguimos aplicar o que aprendemos sobre lógica e tecnologia”, explica.

Mais do que uma ferramenta tecnológica, a Robótica Educacional funciona como ponte entre teoria e prática, despertando protagonismo e estimulando o aprendizado baseado na curiosidade, cooperação e experimentação.

Dessa forma, a SED consolida uma educação conectada ao futuro, na qual os estudantes não apenas consomem tecnologia, mas aprendem a criá-la e transformá-la em soluções reais para o mundo ao seu redor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui