Campo Grande (MS) – Na manhã desta quarta-feira (6/11), na cidade de Asunción, capital do Paraguai, a equipe de mentores do 2º Curso Internacional de Formação de Instrutores do Proerd da PMMS foi agraciada com a Medalha ao Mérito da Polícia Nacional do Paraguai, em reconhecimento ao firme compromisso com o fortalecimento da cooperação bilateral em matéria de segurança, assistência mútua e continuidade do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
LEIA TAMBÉM: A PMMS realizará a Operação Fronteiras e Divisas Seguras
A cerimônia, carregada de simbolismo institucional, ocorreu nas dependências da Comandância da PNPy, o Quartel do Comando Geral, e contou com a presença do vice-ministro de Segurança Interna, Crio. Oscar Pereira; do Comandante-Geral da PNPy, Crio. General Carlos Benítez; do Subcomandante-Geral, Crio. General César Silguero Lobos; do Diretor-Geral de Talento Humano, Crio. General Ignacio Muñoz; além de todo o Estado-Maior da instituição, principais diretores, chefes e convidados especiais.
A equipe de Policiais Militares do Estado de Mato Grosso do Sul estava liderada pelo Coronel PM Alexandre Rosa Ferreira, Diretor da DPCOM (Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar) e Coordenador Estadual do Proerd; pelo Subtenente PM Rudi Barcellos (DPCOM); pelos sargentos PM Ramão Ortega Junior (DPCOM), Anderson Ribeiro Foster (DPCOM), Dieny Graciely Souto (DPCOM), Juliano Magalhães (13º BPM/CPA 2), Joyce Barreto (12ª CIPM/CPA6) e pelo Sgt Cristian Colmán Lima (11º BPM/CPA 7).
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Todos são instrutores e mentores do Proerd da PMMS e integraram a coordenação do 2º Curso de Formação de Instrutores do Proerd, juntamente com o 1º Ten Edson Glasman e a Sd Cristina Ferreira, que atuaram como facilitador e pedagoga.

Os mentores do Proerd também realizaram a entrega de alguns “mimos” às autoridades paraguaias: o mascote Daren, maior símbolo do Proerd, camisetas alusivas ao 2º Curso do Proerd e o troféu Proerd aos Crio. General Carlos Humberto Benítez (Comandante-Geral), ao Crio. General Ignacio Muñoz e ao vice-ministro de Segurança Interna, Crio. Oscar Pereira.

O 2º Curso de Formação foi realizado no CEFAP, em Campo Grande, no mês de julho deste ano. Dos formados, 11 são integrantes da Polícia Nacional do Paraguai, que hoje estão em sala de aula promovendo e fomentando o padrão Proerd de prevenção nas escolas da cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR

Após o evento de outorga das medalhas, a delegação de Policiais Militares e o Sr. Julio Winckler e Celia Sosa foram presenteados com uma placa da PNPy, entregue pelo Comisario General Carlos Humberto Benítez. Em seguida, a delegação visitou o Museu da Polícia Nacional, onde pôde conhecer um pouco da história da instituição, a galeria de ex-comandantes, seus mártires, os primeiros uniformes e sua evolução até a modernidade. Também visitaram os estúdios da rádio “La Voz de La Policía”, participando de uma transmissão especial sobre a visita à Polícia Nacional, os benefícios do Proerd e, principalmente, sobre a parceria, cooperação, amizade e irmandade entre a Polícia Nacional do Paraguai e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, reafirmando a vontade de seguir trabalhando unidos por um futuro mais seguro e próspero para ambos os povos.
Assessoria de Comunicação Social da DPCOM
Créditos fotográficos: Polícia Nacional do Paraguai e PMMS.
Fonte: Policia Militar MS







