A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) realiza nesta quarta-feira (19) mais uma reunião da Sala de Guerra, um mecanismo permanente de articulação voltado à proteção dos usuários e à garantia da continuidade dos serviços essenciais de energia, gás canalizado e saneamento básico em Mato Grosso do Sul.
LEIA TAMBÉM: Arrecadação de brinquedos na AGEMS supera meta, inspira e compartilha magia com mais de 3 mil crianças
Nesta edição, as empresas prestadoras de serviços regulados apresentarão seus planos de contingência, demonstrando como está a preparação frente a possíveis eventos extremos. São ações estratégicas de prevenção e mitigação de impactos como os de vendavais e fortes chuvas que podem representar risco ao fornecimento dos serviços.
“Estamos fortalecendo a atuação conjunta em situações climáticas severas ou ocorrências que possam afetar a operação. É uma união de esforços das prestadoras de serviço e AGEMS, que regula e fiscaliza esses serviços tão essenciais, para dar respostas rápidas e seguras à população”, explica o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis.
As operadoras Energisa MS e Neoenergia Elektro – de energia elétrica -, MSGÁS – distribuidora de gás canalizado-, e Sanesul -, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 68 municípios apresentarão os planos de ação.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
Prevenção, fornecimento e segurança
Coordenada pela Ouvidoria da AGEMS, a Sala de Guerra aprofunda a cultura de monitoramento contínuo e resposta coordenada com base na experiência adquirida durante episódios críticos recentes.
Para a ouvidora Cristiane Leite, o espaço se torna cada vez mais essencial para fortalecer a confiança do usuário, especialmente nas temporadas de primavera e verão tradicionalmente acompanhadas de mais chuvas e ventanias.
“A população precisa saber que existe um sistema estruturado para agir rapidamente e proteger seus direitos. A preparação começa antes da crise, antes que falte água, gás e energia, e é isso que estamos fazendo, de forma articulada, com alinhamento e troca de informações, cada instituição cumprindo seu papel”.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
A Sala de Guerra reúne instituições parceiras e equipes técnicas de diversas áreas estratégicas, em ambiente colaborativo de planejamento, troca de informações e definição de procedimentos operacionais, sempre com foco na prestação adequada, eficiente e segura dos serviços regulados e fiscalizados pela AGEMS. Além da Ouvidoria, as diretorias técnicas de Gás e Energia, Saneamento Básico e Relações Institucionais estão diretamente envolvidas.
A reunião acontece nesta quarta-feira, 19, a partir das 8h, na sede do Cotolengo Sul-mato-grossense, à rua. Jamil Basmage, 996 – Mata do Jacinto.
Foto destaque: Cleidiomar Barbosa
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS








