Mercado de trabalho acelera e Mato Grosso do Sul registra quase 17 mil novos empregos em 12 meses

0

O aquecimento econômico de Mato Grosso do Sul ganhou novo impulso nos últimos meses, refletindo diretamente na criação de oportunidades para trabalhadores de todo o Estado. De acordo com o levantamento mais recente do Novo Caged, o MS ultrapassou a marca de 16,9 mil novas vagas formais abertas entre novembro de 2024 e outubro de 2025, mantendo trajetória de crescimento e fortalecendo o mercado de trabalho.

LEIA TAMBÉM:Saldo de empregos é positivo em Mato Grosso do Sul com 1.975 vagas abertas em agosto

O levantamento mostra que, entre novembro de 2024 e outubro de 2025, foram 421.099 admissões contra 404.113 desligamentos, elevando o estoque total de empregos formais para 702.030 vagas. A taxa de rotatividade ficou em 33,02% no período.

Comércio, construção e indústria puxam o crescimento

O desempenho positivo de outubro foi impulsionado especialmente pelos setores do comércio, construção civil e indústria. O comércio liderou com 432 novos postos, seguido pela construção, com 412 vagas, e pela indústria, que avançou com 203 contratações. Já agropecuária (-72) e serviços (-95) tiveram retrações pontuais.

No mês, Mato Grosso do Sul registrou 34.640 admissões e 33.760 demissões, mantendo saldo positivo mesmo em um período de transição para o mercado sazonal de fim de ano.

>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou o impacto do comércio nas contratações e lembrou da importância dos feirões de emprego e do MS Qualifica Digital.
“Esse saldo tem forte influência das vagas temporárias. Parte desses trabalhadores deve retornar ao mercado entre janeiro e fevereiro. É importante lembrarmos o papel dos feirões e reforçarmos nossa plataforma digital, que aproxima quem busca emprego das empresas com vagas abertas”, afirmou.

Dourados lidera criação de empregos; Campo Grande registra queda

Entre os municípios, Dourados foi o destaque do mês, com 338 novas vagas. Em seguida aparecem Três Lagoas (327), Inocência (172), Nova Alvorada do Sul (112) e Ribas do Rio Pardo (108).
No lado oposto, as maiores quedas foram registradas em Nova Andradina (-208), Costa Rica (-110), Corumbá (-102), Paraíso das Águas (-89) e Campo Grande (-76).

>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR

MS Qualifica Digital amplia oportunidades

O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, reforçou a importância do cadastro no MS Qualifica Digital, plataforma gratuita destinada a conectar trabalhadores e empresas.

“Quem estiver fora do mercado precisa se cadastrar para ficar visível às empresas que já oferecem vagas na plataforma. É por meio dela que estão sendo disponibilizadas as oportunidades das novas indústrias e empreendimentos que chegam ao Estado”, explicou.

Disponível no site msqualifica.ms.gov.br e no app MS Digital, o sistema oferece vagas de emprego, cursos de capacitação e uma navegação simples e acessível.

“É a nossa vitrine de vagas e talentos. Um serviço gratuito, funcional e inclusivo, que aproxima empregadores e trabalhadores e fortalece o mercado de trabalho sul-mato-grossense”, finalizou Aguiar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui