Debate reuniu ANTT, Ager-MT e AGEMS na apresentação de resultados impulsionados por tecnologia, planejamento e integração entre órgãos.
Tecnologia como eixo de transformação, fiscalização estruturada e parcerias estratégicas capazes de dar respostas ao serviço de transporte no novo momento econômico de Mato Grosso do Sul. Esses foram os pilares apresentados pela coordenadora da Câmara Técnica de Fiscalização de Transportes da AGEMS, Aline Melo, no painel “Fiscalização inteligente: eficiência e integridade nos modais”, realizado durante o XIV Congresso Brasileiro de Regulação.
Mediado por Luis Alberto Nespolo, presidente da Ager-MT, o debate reuniu ainda Hugo Leonardo Rodrigues (ANTT) e Vaniele de Castro (Ager-MT), trazendo diferentes visões sobre os desafios do transporte e o papel da tecnologia para garantir segurança e eficiência nos diferentes meios de transporte.
O cenário atual de Mato Grosso do Sul, que vive um ciclo acelerado de expansão industrial — com impactos diretos sobre o transporte de cargas e passageiros —exige da AGEMS uma atuação fiscalizatória mais tecnológica, articulada e eficiente, relatou Aline. É a forma como a Agência vem trabalhando, tendo a inovação não como um acessório, e sim condição para uma regulação responsiva.
“Planejar, analisar, cruzar informações e ir para a ponta com tecnologia. Hoje, fiscalizamos com outra capacidade”, reforçou a coordenadora.
Entre os pontos apresentados, chamaram a atenção dos congressistas a forma como a Agência expandiu o uso de sistemas de inteligência desenvolvidos internamente, a integração de dados e informações estratégicas; a estruturação da área de fiscalização, com qualificação permanente das equipes e reforço material; e a criação da Assessoria Militar.
Parcerias que ampliam resultados
A coordenadora apresentou também o conjunto de parcerias que inclui o Acordo de Cooperação com a ANTT; atuações conjuntas com as polícias rodoviárias; integração com instituições como Receita Federal e Detran. Essas conexões possibilitam operações mais direcionadas, troca de informações em tempo real e ações conjuntas que fortalecem a segurança.
“As parcerias fortalecem nossa atuação com acesso a sistemas de inteligência e programas, como Infoseg e Cortex”, citou.
Avanços recentes que miram o atendimento à crescente demanda por fiscalização ainda mais aperfeiçoada, incluem o inédito Curso De Fiscalização de Produtos Perigosos — que tornou Mato Grosso do Sul o primeiro estado com agência reguladora apta a atuar nesse tipo de transporte especializado. Estão também nesse conjunto as formações contínuas ligadas à tecnologia de monitoramento e análise de dados.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS








