AGEMS lança e-book com 25 trabalhos técnicos apresentados no maior congresso de regulação da América Latina

0
AGEMS lança e-book com 25 trabalhos técnicos apresentados no maior congresso de regulação da América Latina

A Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul (AGEMS) lançou o e-book que reúne os 25 trabalhos técnicos apresentados pela instituição no XIV Congresso Brasileiro de Regulação e ExpoABAR, realizado no Rio de Janeiro, de 26 a 28 de novembro. A publicação consolida oficialmente o registro da maior participação técnica da história da Agência no evento que se tornou o maior da América Latina.

O livro digital já está disponível gratuitamente no site, no endereço eletrônico https://bit.ly/ebook-trabalhos-abar25.

Para o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis, a publicação comprova o avanço da AGEMS em capacidade técnica, visão estratégica e contribuição nacional a todos os setores regulados.

“O que estamos lançando aqui é mais do que uma coletânea. É a prova de que Mato Grosso do Sul tem uma Agência forte, preparada e capaz de contribuir com o Brasil. Nosso corpo técnico mostra o que é trabalhar com seriedade, competência e compromisso com o interesse público”.

Regulação, desenvolvimento e impacto social

Organizado pela Diretoria de Inovação e Relações Institucionais, que coordenou a participação da AGEMS no Congresso, a obra amplia o acesso ao conteúdo produzido pelos profissionais das mais diferentes áreas, reforçando seu papel no cenário da regulação brasileira.

A diretora Rejane Monteiro destaca que o e-book traduz o esforço coletivo que marca o novo momento da regulação estadual, que abre espaço para seus especialistas, valoriza a produção técnica e compartilha conhecimento com transparência.

“Com essa publicação, nós criamos oportunidade para que o conhecimento produzido aqui dentro chegue ao Brasil, aos reguladores, aos municípios, às instituições de pesquisa, de controle social, ao cidadão. Esse livro em formato eletrônico registra, valoriza e dissemina o trabalho de dezenas de profissionais que dedicam seu tempo à melhoria da regulação e à qualidade dos serviços públicos”, reforça.

Reconhecimento e inovação

O trabalho que abre o livro digital é “Gestão Fiscal da CFEM em Mato Grosso do Sul: Inovação, Sustentabilidade e Justiça Fiscal no Contexto do Profisco III”, de autoria de Simone Grisolia, Matias Gonsales, Daniela Lima, Edenilson Oliveria e Gilmar Nunes. Reconhecido entre os 10 melhores do Congresso, mereceu menção honrosa, e marca a inovação da AGEMS em mais um setor estratégico da economia estadual, com proposta sobre a taxa de Compensação Financeira pela Exploração Mineral.

Mato Grosso do Sul movimentou cerca de R$ 309 milhões entre 2019 e 2024 nessa atividade, concentrada especialmente em Corumbá e Ladário. O cenário é de crescimento não só nas extrações tradicionais, mas com os olhos voltados para novos minerais críticos. Isso significa demanda por governança fiscal, regulatória e ambiental.

Produção técnica ampla

Os 25 trabalhos apresentados representam a diversidade de áreas reguladas pela AGEMS e reúnem análises, estudos de caso, modelos de gestão, ferramentas tecnológicas e soluções inovadoras. A produção técnico-científica contemplou temas como:

Saneamento básico – regulação em assentamentos rurais, IA e machine learning, educação ambiental, B.I. aplicado à fiscalização, drenagem urbana e qualidade da água.
Energia elétrica e gás natural – biometano, transição energética, mercado de carbono, impactos da geração distribuída, modernização fiscalizatória, tributação e inovação regulatória.
Transporte e mobilidade – fiscalização inteligente, mitigação de atropelamentos de fauna, delegação por mercados, transporte intermunicipal, qualidade em rodovias e combate ao transporte clandestino.
Temas transversais – governança, comunicação, transparência, participação social.

 

Com o lançamento, a AGEMS transforma resultados e experiências internas em contribuição para a regulação nacional. Para ampliar o acesso ao conhecimento produzido, a publicação pode ser facilmente acessada no site. Clique neste link e conheça.

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui