A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026 começou nesta sexta (2) e conta com a presença de dois times do estado de Mato Grosso do Sul, o Naviraiense e o Ivinhema. O clube de Naviraí é o primeiro a jogar, entrando em campo logo no sábado, às 17h45 contra o Assisense, no estádio Tonicão, na cidade de Assis.
Após o compromisso inicial, o Jacaré encara Athletic e Guarani na fase de grupos, nos dias 6 e 9 respectivamente. Essa será a primeira participação do clube na história da Copinha, graças a vice-colocação no estadual sub-20 em 2025. Junto dele, outros 21 clubes estreiam na Copinha neste ano, dentre eles, um dos rivais do grupo, o Athletic de Minas Gerais.
Caso avance de fase, no mata-mata, o CEN pode pegar o Corinthians, presente no grupo 8. Além da equipe da capital paulista, estão XV de Jaú, Trindade e Luverdense. Vale ressaltar que o Alvinegro do Parque São Jorge é o maior campeão do campeonato com 11 conquistas, a última delas em 2024, quando venceu o Cruzeiro na final jogando na Neo Química Arena.
O Ivinhema, por sua vez, ficou no grupo 26, sediado em, Embu das Artes. Os jogos desta chave serão realizados no estádio Hermínio Espósito. Na estreia, o clube de Ivinhema joga contra o Referência FC, no domingo(4), ao meio-dia. Nos dias 7 e 10 o clube encara o Real SC e o Ituano, nesta ordem, em busca de uma vaga para a próxima fase.
Os primeiros dois colocados deste grupo jogarão com os dois primeiros do grupo 28, composto por Vitória, Capivariano e Flamengo SP. As estreias de Ivinhema e Naviraiense terão transmissão gratuita no youtube do paulistão.
A Copinha reúne 128 clubes de diversos locais do país divididos em 32 grupos diferentes, cada um com uma cidade sede. O atual campeão é o São Paulo, que bateu o arquirrival Corinthians de virada por 3×2 na final, jogo esse que marcou a reinauguração da Mercado Livre Arena Pacaembu.
Essa será a edição com maior número de times estreantes, Por outro lado, não contará com o gigante Flamengo. O clube Rubro-Negro, campeao 6 vezes da Copa Sao Paulo de Futebol Junior, optou por utilizar o elenco sub-20 para o campeonato Carioca após a mudança do calendário do futebol brasileiro.
Com JP Arakaki/Esporte MS







