SAS garante economia e agilidade na entrega de alimentos com apoio da tecnologia

0
SAS garante economia e agilidade na entrega de alimentos com apoio da tecnologia

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) implementou um novo modelo logístico que está transformando o atendimento às mais de 40 unidades da Rede de Assistência Social do município. O foco da reestruturação, segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, é a agilidade na distribuição de alimentos, garantindo que produtos secos e hortaliças cheguem pontualmente às unidades como os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), CCIs (Centros de Convivência de Idosos), unidades de acolhimento.

A peça-chave dessa eficiência é a adoção de um aplicativo desenvolvido pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec). A ferramenta permite o monitoramento em tempo real da frota, controle rigoroso de quilometragem e otimização de rotas. O resultado prático é uma economia superior a 50% nos gastos com combustível em apenas um ano de operação.

Além da economia financeira, a nova gestão do transporte profissionalizou o cotidiano do setor. O sistema agora centraliza o histórico de cada veículo, desde a guarda das chaves até termos de manutenção e inspeções diárias realizadas pelos motoristas.

 “Com o aplicativo, conseguimos fazer um relatório diário preciso. Se um veículo rodou 10 km e outro 150 km, nós cruzamos os dados para confirmar o deslocamento e garantir que todas as paradas foram cumpridas. Isso agiliza nosso serviço de atendimento às unidades, pois eliminou perdas de tempo e erros de percurso”, explica o gestor de frota da SAS, Diego Augusto Meireles Silva.

Impacto na Ponta

A agilidade logística reflete diretamente no atendimento dos usuários da Rede de Assistência Social do município. Para quem frequenta os Cras, como idosos e crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a pontualidade e a qualidade da comida são fatores importantes que contribuem com a frequência dos usuários nas atividades.

Dona Ana Agostinha Borges Silva frequenta o SCFV do Cras Canguru há quatro anos e destaca o rigor e os cuidados que a gestão tem com a alimentação dos usuários.  “A gente observa o carinho e a higiene desde a chegada do mantimento até o preparo. Percebemos que tudo é feito com muito amor e esse cuidado reflete no nosso psicológico”, disse.

Já Guilherme Santos de Freitas e Emilly Cristina de Carvalho,  ambos com 11 anos, elegeram o macarrão com frango e carne da unidade como seus pratos preferidos. “Eu venho três vezes por semana e gosto muito da comida. Adoro participar das atividades esportivas, principalmente de jogar futebol e participar dos passeios que a gente faz”, disse Guilherme.

Para garantir a excelência das refeições oferecidas, as nutricionistas da SAS elaboram cardápios diferenciados, que atendem os diversos públicos e faixas etárias da Rede. “Visitamos regularmente as unidades para orientar as merendeiras e também promover cursos de manipulação e higiene de alimentos”, pontua a nutricionista Kelly Satiko Harasaki. 



Fonte: www.campogrande.ms.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui