Mato Grosso do Sul reduz criminalidade e reforça combate ao crime organizado com investimentos em segurança

0

Mato Grosso do Sul registrou queda nos principais índices de criminalidade e ampliou as apreensões de drogas nos últimos anos, consolidando-se entre os estados mais seguros do país. Os dados são do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e comparam os registros entre janeiro e abril de 2023 e o mesmo período de 2026.

LEIA TAMBÉM: Japorã avança em segurança pública e infraestrutura com autorização de obras na área urbana e rural

Os números apontam redução em crimes como homicídios, roubos, furtos e latrocínios, além de crescimento expressivo no combate ao tráfico de drogas na faixa de fronteira.

Roubos e furtos apresentam queda expressiva

Entre os destaques está a redução de 57,5% nos roubos em vias públicas. Em 2023, foram registrados 1.230 casos, enquanto neste ano o número caiu para 554 ocorrências.

Os roubos em estabelecimentos comerciais também apresentaram forte retração, com queda de 68,1%. O número passou de 77 casos em 2023 para 26 em 2026.

Já os roubos em residências tiveram redução de 31,6%, enquanto os roubos de veículos caíram 43,4% no período analisado.

>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR

Os furtos também diminuíram significativamente. Foram 12.873 registros entre janeiro e abril de 2023, contra 10.392 neste ano, representando redução de 23,9%.

Os dados ainda mostram queda de 33,4% nos furtos de veículos e redução de 27,7% nos furtos em residências.

Estado zera casos de latrocínio no período

Outro dado destacado pela Sejusp é a redução dos crimes violentos contra a vida. Mato Grosso do Sul não registrou nenhum caso de latrocínio — roubo seguido de morte — entre janeiro e abril deste ano.

No mesmo período de 2023, haviam sido contabilizados quatro casos.

Os homicídios dolosos também apresentaram redução. Foram 145 registros em 2023 contra 140 ocorrências em 2026, queda de 8,9%.

>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP

Apreensão de drogas quase dobra em quatro anos

O trabalho integrado das forças de segurança também resultou em aumento expressivo nas apreensões de drogas, principalmente na região de fronteira.

Segundo a Sejusp, houve crescimento de 99,5% nas apreensões em comparação com o mesmo período de 2023.

Entre janeiro e abril de 2023, foram apreendidos cerca de 81 toneladas de drogas. Já neste ano, o volume ultrapassou 161 toneladas.

O secretário estadual de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, atribuiu os resultados aos investimentos contínuos na área e à integração das forças policiais.

“São reduções importantes nos crimes contra a vida e contra o patrimônio, resultado de investimentos permanentes, inteligência e integração das forças de segurança”, afirmou.

Governo amplia investimentos em equipamentos e viaturas

Desde 2023, o Governo do Estado já investiu aproximadamente R$ 232,9 milhões na aquisição de equipamentos, armamentos e veículos para as forças de segurança.

Segundo a Sejusp, mais de 25 mil itens foram adquiridos, incluindo aparelhos de comunicação, equipamentos de proteção, aeronaves, embarcações, armamentos e viaturas.

Além disso, o Estado prepara a entrega de 525 novas viaturas ainda neste ano, em investimento superior a R$ 170 milhões.

O objetivo, segundo o Governo de Mato Grosso do Sul, é manter a modernização das estruturas policiais e fortalecer o combate ao crime organizado em todas as regiões do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui