A adoção de combustíveis renováveis, a redução das emissões de gases de efeito estufa e a gestão de resíduos estão entre as iniciativas de sustentabilidade da Mercopar 2026 (https://mercopar.com.br/). Realizada pelo Sebrae RS e pelo Sistema FIERGS, a 35ª edição da maior feira de inovação industrial da América Latina ocorre de 20 a 23 de outubro no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), e se destaca por ações relacionadas aos pilares ambiental, social e de governança (ESG).
Entre as medidas previstas está o abastecimento dos geradores com 60 mil litros do biocombustível renovável Be8 BeVant®. Segundo estimativa da fabricante, a empresa Be8, a substituição do diesel convencional deve evitar cerca de 156,6 toneladas de CO₂ equivalente (CO₂eq) nas emissões associadas à geração de energia dos equipamentos, uma redução estimada em 99,4%. Desenvolvido para motores ciclo diesel, o combustível pode ser utilizado sem adaptações nos equipamentos e é produzido a partir de matérias-primas renováveis e residuais, entre elas o óleo de cozinha usado, que pode integrar sua composição. A iniciativa atua sobre uma das fontes de emissões da feira e demonstra a possibilidade de incorporar alternativas renováveis à infraestrutura existente.
A programação também contempla alternativas aos combustíveis de origem fóssil nos processos industriais. A Messer Cutting Systems promoverá o treinamento “Hidrogênio na Indústria de Corte”, que combina conteúdo teórico e demonstração prática do uso do gás combustível em processos de aquecimento e corte de metais. A proposta é apresentar aplicações do hidrogênio verde e discutir possibilidades de redução das emissões industriais sem perder de vista a eficiência dos processos produtivos.
As iniciativas fazem parte de uma agenda ESG que abrange tanto a operação da feira quanto as ações de acessibilidade, inclusão e governança. Para Kelly Valadares, analista de Competitividade do Sebrae RS, a proposta é demonstrar como a sustentabilidade pode ser incorporada às decisões cotidianas das empresas. “A Mercopar busca mostrar que sustentabilidade também se aplica às decisões do dia a dia. O uso de biocombustível nos geradores, a gestão dos resíduos, a gestão integrada e as ações de acessibilidade e inclusão integram uma agenda que aproxima os empresários de soluções capazes de contribuir para a eficiência e a competitividade dos negócios”, afirma.
A Mercopar também mantém um histórico de inventários e compensação de emissões de gases de efeito estufa com base em metodologias reconhecidas, como o GHG Protocol e a ISO 14064. O inventário técnico permite identificar as principais fontes emissoras e orientar decisões para reduzir os impactos ambientais. “A estratégia prioriza melhorias operacionais, combustíveis de menor impacto e gestão eficiente dos resíduos. As emissões residuais são compensadas por meio de créditos de carbono certificados e rastreáveis”, complementa Kelly.
Além das iniciativas relacionadas à realização da feira, o Sebrae RS oferece diagnósticos, consultorias especializadas, capacitações e conteúdos técnicos para apoiar os empreendedores na identificação de oportunidades e na adoção de práticas ESG adequadas à realidade de cada negócio. “Nosso papel é ajudar os pequenos negócios a transformar o tema ESG em decisões possíveis e conectadas à sua gestão, e a Mercopar também é um espaço para aproximar essas soluções dos empresários. Com consultorias e conteúdos técnicos, o empreendedor pode identificar melhorias, reduzir impactos e se preparar para novas oportunidades de mercado”, conclui a analista.
Mercopar 2026
Data: 20 a 23 de outubro
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, Caxias do Sul-RS
Informações e inscrições: https://mercopar.com.br/

–
Fonte: Agência Sebrae de Notícias







