O Rio Grande do Norte passa a contar com seu primeiro Data Center Verde. Inaugurado na noite desta quinta-feira (29), o Data Center Sebrae Senador Fernando Bezerra está instalado na sede do Sebrae-RN, em Natal, e será responsável pelo armazenamento e processamento de dados de 12 unidades estaduais do Sistema Sebrae, localizadas nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste. A estrutura amplia a capacidade tecnológica da instituição e reforça as estratégias de segurança da informação e transformação digital dos pequenos negócios.
Com investimento de R$ 76 milhões, provenientes do Sebrae Nacional e das unidades estaduais participantes, o equipamento conta com capacidade inicial de armazenamento de 2 petabytes, com possibilidade de expansão futura. Um dos diferenciais da estrutura é o sistema de energia solar instalado especificamente para atender à demanda do data center, com baterias de lítio para armazenamento de energia, reforçando a proposta de aliar infraestrutura tecnológica e eficiência energética.
Além do Rio Grande do Norte, serão atendidos os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Roraima, Sergipe e Tocantins. O Data Center Senador Fernando Bezerra é o segundo do Sistema Sebrae no país. O primeiro foi inaugurado em 2024, no Distrito Federal.

Durante a cerimônia de inauguração e descerramento da placa do Data Center Sebrae Senador Fernando Bezerra, representantes do Sebrae Nacional e das unidades estaduais participantes destacaram a importância da estrutura para a segurança da informação, a inovação e o fortalecimento dos pequenos negócios.
Tecnologia e novas oportunidades
Representando o Sebrae Nacional, o gerente da Unidade de Tecnologia da Informação, Diego Ramos, destacou a importância da inauguração para a instituição e para o desenvolvimento tecnológico do Rio Grande do Norte. Segundo ele, o projeto vai além do investimento em infraestrutura e poderá contribuir para a criação de oportunidades de negócios e o fortalecimento de um ecossistema de inovação no estado.

“Esse lançamento marca não somente a história do Sebrae-RN, mas também a do estado. É o primeiro data center verde do Rio Grande do Norte, e isso traz não apenas tecnologia, mas oportunidades de novos negócios”, afirmou.
Almeida ressaltou ainda que o equipamento integra a estratégia de criação da Nuvem Sebrae, iniciativa que prevê a interligação de data centers de diferentes estados para ampliar a capacidade tecnológica da instituição e qualificar o atendimento às micro e pequenas empresas diante dos avanços da transformação digital e da inteligência artificial.
“Daqui a alguns anos, não vamos estar mais discutindo qual é a capacidade desse data center, mas, sim, a quantidade de histórias e de momentos importantes que ele deixou para tantos micro e pequenos empresários desse Brasil”, concluiu.
O vice-presidente da Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase) e diretor-superintendente do Sebrae Paraíba, Luis Alberto Gonçalves de Amorim, também destacou a relevância da iniciativa para acompanhar as transformações tecnológicas e preparar a instituição para os desafios futuros.

“A evolução tecnológica exige atualização constante, planejamento e cooperação entre as unidades estaduais. A implantação do equipamento demonstra a importância de unir esforços e investir em soluções capazes de responder às novas demandas da sociedade e dos pequenos negócios”, pontuou.
Integração para fortalecer os pequenos negócios
O diretor-superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, enfatizou a importância da integração entre as unidades estaduais e do apoio do Conselho Deliberativo para viabilizar projetos estratégicos da instituição. Ele também reconheceu o trabalho das equipes de Tecnologia da Informação envolvidas na implantação do equipamento.

Ao destacar a dimensão do público potencialmente beneficiado, Zeca Melo ressaltou que os 12 estados participantes reúnem milhões de pequenos negócios, o que reforça a importância da atuação conjunta para ampliar a capacidade de atendimento do Sebrae.
“Esses 12 estados representam quase 3 milhões de pequenos negócios. A implantação desse data center fortalece a estrutura tecnológica do Sebrae e amplia nossa capacidade de atender aos pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento e a modernização da instituição em todo o país”, afirmou.
Homenagem a Fernando Bezerra
A solenidade também marcou a homenagem ao senador Fernando Bezerra, que dá nome ao equipamento. Engenheiro, empresário, ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), senador da República e ministro, ele teve atuação importante na trajetória do Sebrae-RN. Na década de 1990, foi o primeiro presidente do Conselho Deliberativo Estadual da instituição e contribuiu para viabilizar a aquisição do imóvel onde funciona a atual sede, em Natal.
Durante a cerimônia, Fernando Bezerra destacou a contribuição do Sebrae para o desenvolvimento econômico do Brasil e do Rio Grande do Norte. Ele também defendeu maior aproximação entre o poder público, a instituição e as entidades empresariais para impulsionar o crescimento do estado.

“O Rio Grande do Norte, se ouvisse mais o Sebrae, estaria muito melhor. A força do desenvolvimento se faz com a iniciativa privada e com iniciativas como a do Sebrae aqui no Rio Grande do Norte”, afirmou.
Após o descerramento da placa, os convidados participaram de uma visita guiada às instalações do Data Center Sebrae Senador Fernando Bezerra, que passa a integrar a infraestrutura tecnológica do Sistema Sebrae no país.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias







