Os sindicatos que representam os servidores estaduais elogiaram a proposta de reajuste salarial de 10% apresentada nesta terça-feira (16) pelo governador Reinaldo Azambuja, assim como os projetos de reestruturação nas carreiras, que ajudam nas promoções e melhorias para cada categoria. Eles também destacaram o diálogo aberto com a gestão estadual.
“A proposta para nossa categoria foi boa, pois além do reajuste linear e incorporação do abono para os ativos e inativos, teremos uma reestruturação da carreira. Estamos chegando onde gostaríamos de chegar e vamos continuar conversando”, destacou Maria Domingas Nepomuceno, presidente do Sinfae-MS (Sindicato dos Funcionários e Servidores Administrativos da Educação de MS).
Representante dos servidores da Administração do Estado, o vice-presidente da Sinsad-MS, Marcelo Neves, destacou que o sentimento é de gratidão e reconhecimento do trabalho. “A categoria estava dialogando e foi atendida. O governador teve a sensibilidade de ouvir nossas demandas e teremos incremento na carreira, além do reajuste linear”.
Mário Sérgio do Couto, presidente da ACS (Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de MS), afirmou que a proposta apresentada pelo governador atende aos anseios da sua categoria. “Foi bom o diálogo, nós travamos um diálogo contundente, conseguimos chegar nos números alcançados, que para este momento é suficiente”.
Representando os policiais civis, o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Corrêa Miranda, destacou que houve avanço para categoria. “Houve o diálogo com o governo e dentro da capacidade da gestão estadual fomos atendidos. Tem um projeto de reestruturação da carreira, com acréscimo nas promoções, assim como valorização a mais pelo nosso trabalho”.
Gestão responsável
O presidente do Sindifiscal (Sindicato dos Fiscais Tributários de MS), Francisco Carlos de Assis, ressaltou que o governador está fazendo uma gestão responsável, e que as propostas apresentadas hoje são aceitas “de bom grado” pelos servidores. “Acredito que a grande maioria dos servidores entende as dificuldades e aceita a proposta de reajuste, até porque temos que reconhecer que a folha se manteve em dia durante toda a gestão. Também tínhamos um gargalo dentro da categoria que foi atendido”.
Ana Maria Trindade Rodrigues, presidente da Sintauems (Sindicato dos Profissionais Técnicos da Educação Superior da UEMS), revelou que a categoria teve suas demandas atendidas, entre elas a reestruturação na carreira. “Além de conseguirmos nossos objetivos, o governador também deixou as portas abertas para continuarmos o diálogo em busca de novas melhorias”.
O governador Reinaldo Azambuja destacou que foi entregue na Assembleia Legislativa uma revisão geral linear a todos os servidores de 10%, incluindo ativos, inativos e comissionados, assim como a incorporação do abono criado desde 2017 e 13 projetos de reestruturações de carreiras.
“Além de todas estas reestruturações, as discussões não se cessam com os servidores. Os diálogos vão continuar. Todo este pacote de projetos impacta em R$ 1,2 bilhão a mais na folha salarial para o ano que vem. O nosso limite é a responsabilidade. Apesar do aumento seguimos cumprindo as metas da Lei de Responsabilidade Fiscal”, descreveu o governador.