Policias civil e militar mostram avanços históricos em MS

Hoje, dia 21 de abril, é comemora o dia das polícias Militar e Civil. Ambas as forças de segurança vêm ganhando destaque em Mato Grosso do Sul.

0
55

Exemplo disso é que, nesta semana, o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou ato de promoção de 1.016 policiais civis de todas as carreiras: delegados, investigadores, escrivães, médicos-legistas, peritos criminais, papiloscopistas e agentes de polícia científica. As promoções são referentes a 2019.

 

“Assinamos esse decreto que permite a promoção de 1.016 policiais da Polícia Civil. Nunca teve uma promoção desse tamanho. É a maior da história. É um direito, uma conquista e um reconhecimento do nosso Governo para essa categoria. É um reconhecimento pelo ótimo trabalho da Polícia Civil, que é uma das melhores do Brasil e nos orgulha muito”, destacou o governador.

 

Para o secretário da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Carlos Videira a promoção traz recursos, melhorias, valorização e reconhecimento.

 

“A segurança pública vive momento ímpar graças ao seu apoio e à credibilidade depositada em nossa equipe. A gente retribui com resultados”, disse Videira.

 

Já o delegado-geral da Polícia Civil contou que nas agendas de trabalho Brasil afora percebe o “olhar de cuidado” que a Polícia Civil tem em Mato Grosso do Sul e que o ato de promoção das categorias reforça essa política. “Essa assinatura de hoje impacta na vida de 1.016 famílias, que vão ter suas vidas transformadas”, agradeceu a Roberto Gurgel.

 

Já com relação a Polícia Militar, o Governo do Estado publicou em edição extra do Diário Oficial do Estado de ontem (20), as promoções de 364 oficiais e praças de Mato Grosso do Sul, por antiguidade, merecimento, tempo de convocação e tempo de designação.

 

Entre os promovidos estão os oficiais e praças convocados e designados, os militares da PM que se aposentaram e após algum tempo acabaram voltando para a ativa. A promoção desses servidores está prevista na Lei Complementar n.º 294, de 21 de março de 2022, que criou os quadros suplementares de efetivos da Polícia Militar e do Corpo de bombeiros Militar.

 

O ato publicado nesta quarta-feira coloca Mato Grosso do Sul na vanguarda, como o primeiro estado do país a promover policiais da reserva por tempo de convocação ou de designação, conforme o Comandante-Geral da PM, coronel Marcos Paulo Gimenez.

 

Desde 2015, 582 oficiais e 6.566 praças foram promovidos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

 

Na Polícia Militar há um ano, o soldado Fernando Adolfo fala da satisfação em servir à sociedade sul-mato-grossense por meio da corporação.

 

“Apesar de pouco tempo, me sinto honrado, tem cerca de 10 meses nas ruas. No curso, os instrutores já nos falavam que estar na viatura da Polícia Militar, estar fazendo patrulhamento, estar atendendo a população, seria algo muito honrado. É muito gratificante, às vezes, as crianças vêm e pedem foto, ver que a população se sente segura na presença da Polícia Militar, nessas horas vejo que fiz a melhor escolha da minha vida”.