O indício da chegada da frente fria, prevista para esta semana em Mato Grosso do Sul, deve ser nesta terça-feira (3), quando a meteorologia já prevê pancadas de chuvas com maior incidência e queda de granizo em algumas cidades do estado ao longo do dia.
As chuvas antes do frio devem também atingir um acumulado significativo, que podem facilmente superar os 40 milímetros em um dia.
As pancadas de chuva, acompanhadas de raios e rajadas de ventos, serão suficientes para mudar drasticamente as temperaturas, principalmente em Campo Grande, que é um dos municípios que mais deve sofrer com a frente fria ao longo da semana.
A expectativa é que a capital sul-mato-grossense registre a menor mínima entre todas as cidades, batendo na casa dos 10°C e com máximas que não devem ultrapassar os 23°C nos dias de pico da frente fria.
De acordo com o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as mudanças no clima estão associadas ao deslocamento de cavados, além do transporte de calor e umidade pelo jato de baixos níveis, que formam um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina.
Ainda de acordo com o sistema meteorológico, a frente fria deve ‘pousar’ no estado entre o final da tarde e o início da noite desta terça-feira na região sul e sudoeste.
A previsão para cidades localizadas no Sul, por exemplo, é que Dourados registre mínima de 12°C, Sete Quedas fique com 13°C, Porto Murtinho com 14°C e Campo Grande registre 16°C no primeiro dia que antecede a chegada definitiva da frente fria.