AGEMS investe em inteligência tecnológica para modernização da regulação e melhoria do transporte intermunicipal

Agência lança edital para contratação de Centro de Controle informatizado, que fará monitoramento de toda a estrutura do sistema em tempo real e geração de dados estratégicos

0
59

A modernização que vem acontecendo na regulação do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros em Mato Grosso do Sul dará um salto de qualidade com a implantação de solução tecnológica inédita para monitoramento e o tratamento das informações do sistema. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) está investindo em inteligência e análise estratégica que colocam a atividade regulatória muito mais próxima do desejo e da realidade do cidadão.

Nesta quinta-feira (25), foi lançado o edital para contratação de empresa especializada em fornecimento de solução informatizada para monitoramento do trânsito de frota de ônibus, com fornecimento de software gerencial, aplicativo mobile, equipamentos para o Centro de Controle Operacional que será instalado na sede da Agência, em Campo Grande, geolocalizador de veículo, painéis informativos e serviços agregados.

“É toda uma estrutura de tecnologia para melhorar o nosso trabalho de controle, levantamento e avaliação de dados, fiscalização, aprimoramento da gestão do serviço pelas operadoras e que também vai fornecer ao usuário uma plataforma com informação prática, em tempo real”, explica o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

O edital está disponível no portal da Central de Compras do Governo do Estado.

Inovação no Sistema TRIP de MS

O transporte de passageiros em veículos coletivos – ônibus, micro-ônibus e outros – é um dos modais que mais dispõe de tecnologia embarcada hoje em dia. Desde a tecnologia contida no próprio veículo em si, aos sistemas de cobrança automática, câmeras de vídeo, geolocalizador GPS e até mesmo contadores de passageiros por visão estereoscópica. A Agência pretende contar com recursos como esses, disponíveis em Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS, na sigla em inglês), para criar soluções que melhorem cada vez mais a mobilidade e a vida das pessoas.

O Serviço de Transporte Intermunicipal de Passageiros no Estado deverá contar com Sistema de Bilhetagem Eletrônica, Sistema de Monitoramento e de Vigilância de Frota, entre outros, que serão operados por meio do Centro de Controle Operacional.

“O monitoramento será um instrumento para avaliação da qualidade dos serviços de transporte por meio de indicadores como regularidade, pontualidade, frota, e pesquisa de satisfação dos passageiros”, destaca o diretor de Transportes, Matias Gonsales Soares. “Fizemos uma concepção inicial de equipamentos e sistemas, que no futuro poderá agregar outras novas tecnologias e inteligências”.

Monitoramento, regulação e informação ao usuário

A solução informatizada de Inteligência e Informações Georreferenciadas irá permitir ao Estado, que é o Poder Concedente desse serviço público, obter os dados necessários para as atividades de regulação e fiscalização mais exatas e modernizadas. As empresas transportadoras poderão acessar os dados para suas atividades de operação.

A intenção é que a solução tecnológica a ser instalada beneficie diretamente as ações de regulação, supervisão, fiscalização e controle operacional do sistema estático e volante.

O projeto também inclui informações ao usuário por meio de aplicativos, facilmente acessíveis em smartphones, totens e painéis eletrônicos nas rodoviárias. Entre os benefícios estão ainda dados de monitoramento interno dos veículos e sistema de controle de utilização de gratuidades e isenções de tarifa.

Dinâmico

Além da aplicação de curto prazo, a solução tecnológica deverá gradativamente agregar outros sistemas, incluindo alguns próprios da AGEMS que já vêm sendo utilizados, outros aos quais a Agência vem se integrando, e novos sistemas em desenvolvimento.

Nessa lista estão SGLTAR – Sistema Gestor de Linhas e Tarifas; GISIT – Gestão de Informações do Sistema TRIP; SGLVF – Sistema Gestor de Licenças de Viagens de Fretamento; o E-Ouvidoria; o BPE – Sistema de Bilhetagem Eletrônica; SISMULTAS – auto infração digital; Consultas DETRAN/MS e Denatran; e Sistema de Cobrança de Boletos.