AGEMS e FUNASA debatem saúde pública, ambiental e a inclusão social dentro do saneamento rural

0
57

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), através da diretoria de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, participou de reunião técnica, nesta terça-feira (4), com o superintendente estadual da FUNASA, Fundação Nacional de Saúde, Jair Leite Viana. Na ocasião, foram debatidos assuntos importantes dentro da saúde pública e ambiental, inclusão social e a regulação.

De acordo com o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, a Autarquia pensa primeiro no social e principalmente no bem-estar da população sul-mato-grossense.

“A AGEMS está em sintonia com as normas de referência da ANA e pretende ampliar a atuação, através de parcerias para atendimento às comunidades das áreas não urbanas. Entendemos que para universalizar, precisamos pensar em primeiro lugar na inclusão social”, afirma Assis.

Na reunião, a equipe técnica da Câmara de Saneamento da Agência Reguladora, representada pela diretora Iara Marchioretto, o engenheiro sanitarista Leandro Caldo, engenheira Daniella Vendimiatti e a servidora Janaína Alves, apresentou a nova gestão de modernização da Agência e os trabalhos que vêm sendo realizados dentro dos serviços de água, esgotamento sanitário, drenagem e resíduos sólidos.

Foram abordados assuntos pertinentes e relevantes na sociedade como a universalização do saneamento básico e a importância da regulação e fiscalização dos serviços públicos para melhoria da qualidade de vida da população, em especial aquelas que vivem nas áreas rurais e os povos tradicionais e indígenas.

INTEGRAÇÃO

A necessidade de buscar parcerias estratégicas tem fundamento para se corrigir um déficit dentro do saneamento básico. Isso porque, um estudo realizado em 2020 pelo Instituto Água e Saneamento, no que se refere ao saneamento rural no Brasil, mostra que 59,5% da população não tem atendimento adequado para abastecimento de água. E que ainda, 79,4% não têm atendimento adequado para esgotamento sanitário, e 76,6% não têm atendimento adequado para manejo de resíduos sólidos.

“Esse panorama nacional acendeu um alerta para a AGEMS, que entende que sua missão envolve contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado de Mato Grosso do Sul, que vai muito além de regular e fiscalizar os serviços já existentes. Estamos com muitas expectativas nessa parceria com a FUNASA que trará bons resultados para a saúde ambiental e social”, finaliza Iara.

Jair Viana defendeu que é necessário discussões como essa para cumprir o objetivo principal que é ajudar quem mais precisa através da saúde pública principalmente para pessoas que ainda não possuem essa acessibilidade.

FUNASA

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) é uma fundação pública federal, vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil. Tem a missão de promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental. Sua atuação é baseada em dois eixos, cujas principais linhas de ação são baseadas em saneamento para Promoção da Saúde e Saúde Ambiental para Redução dos Riscos à Saúde Humana.