A segunda etapa da megaoperação “Mosquito Zero” em Campo Grande contra a dengue começa hoje (17) no Parque Ayrton Senna no bairro Aero Rancho. Mais de 300 servidores se reúnem para o Dia D e atuam na região para colocar fim em depósitos e criadouros para o mosquito Aedes aegypti.
As equipes da força-tarefa vão atuar por 10 dias na região do Anhanduizinho, realizando inspeções em residências, descarte de materiais que possam virar criadouros do mosquito e orientando a população sobre como evitar a proliferação deste inseto em seus terrenos.
A limpeza dos terrenos e quintais, preencher recipientes de plantas com areia e acondicionar de forma adequada os materiais que possam represar água também são formas eficazes de combater às arboviroses, uma vez que os criadouros do mosquito são encontrados, em 80% dos casos, dentro de residências, segundo a coordenadoria de combate a endemias vetoriais do município.
Durante a primeira etapa da operação, que aconteceu na região do Segredo, 2.407 imóveis foram inspecionados pelas equipes da CCEV (Coordenadoria de Combate a Endemias Vetoriais) da Sesau, 1.911 depósitos que poderiam virar criadouros do mosquito foram eliminados e 80 focos exterminados.
Os moradores da região que possuírem materiais inservíveis de grande volume também poderão fazer o descarte destes em uma área previamente definida pela prefeitura. Este ponto ficará ativo durante todo o período em que a equipe estará com a operação na região.
No Aero Rancho, o ponto de descarte fica no quadrilátero das ruas Prímula, Engenheiro Lutero Lopes, Gerbera e Piracanta. Serão recolhidos móveis, eletrônicos, geladeiras e fogões, pias e vasos sanitários, carcaças de televisões e de computadores, tanques de lavar roupa, armários de aço e pneus.