Dourados tem ao menos 5 pré-candidatos à prefeitura nas eleições de 2024. A maior cidade do interior pode ter na disputa políticos como os deputados Zé Teixeira ou Geraldo Resende, ambos do PSDB; professor Tiago Botelho (PT), Marçal Filho (PP), além, é claro, do prefeito Alan Guedes (PP) que disputa a reeleição.
O prefeito Alan Guedes (PP) destaca que está bastante alinhado com o partido rumo a disputa do segundo mandato. “Somos aliados do governador Eduardo Riedel, temos a senadora Tereza como líder do partido. Portanto, a vontade é disputar a eleição no partido.”
O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), que está em seu oitavo mandato consecutivo na Assembleia, afirma que irá colocar o nome a disposição do ninho tucano. Segundo ele, Dourados, enfrenta sérios problemas administrativos. “Eu tenho esse desejo [de disputar] e obrigação. Estou aqui há 60 anos. Cheguei aqui muito jovem, não tinha energia elétrica, não tinha infraestrutura. Dourados passa por uma depressão administrativa, na saúde, na educação e não vemos o desenvolvimento”.
Teixeira atribui as conquistas dos últimos anos de Dourados, ao ex-governador Reinaldo Azambuja e contrapartidas do governo. Ele faz duras críticas ao prefeito. “Por exemplo, se não fosse o ex-governador dobrar o repasse da saúde, não haveria atendimentos. Tem muita coisa que depende de entender de gestão e cobrar.”
O deputado federal Geraldo Resende (PSDB), também com reduto eleitoral no município, diz que aceitará o desafio caso seja convocado pelo PSDB. “Me sinto honrado por ter meu nome cogitado para a construção de uma grande frente daqueles que sonham em uma administração moderna e arrojada para a nossa cidade”.
Porém, o tucano afirma que está totalmente focado no mandato neste momento. “Fui eleito em terceiro lugar, como deputado federal de Mato Grosso do Sul com 96.519 votos e meu objetivo primeiro é fazer um excelente mandato pelo meu Estado, como fiz nos anteriores e também como secretário de Saúde em um dos momentos mais difíceis da nossa história, a pandemia.”
Com influência de Lula
O advogado e professor de direito da UFGD, Tiago Botelho (PT), concorreu ano passado para o Senado e afirma que está à disposição do partido. Ele acredita que com influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a futura campanha trará pautas importantes aos douradenses. Botelho quer organizar uma frente ampla para disputar a prefeitura.
“Quero sentar com todas as lideranças, movimentos sociais, sindicatos e empresários do município. Quero conversar com políticos para além do meu partido e mostrar a importância de uma grande frente ampla que pense Dourados para além de um limitado grupo de amigos.”
Vai mudar de partido
O ex-deputado estadual Marçal Filho, não conseguiu se reeleger em 2022. Ele está filiado ao Progressistas, partido do atual prefeito e já esboçou que deseja concorrer ao Executivo. Porém, ele terá de mudar de partido, já que a preferência do PP é Alan Guedes.
Fonte: Top Mídia News