Campo Grande, 22/05/2023 às 14:15
A Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande realizou em Corumbá, uma ação de capacitação com servidores para implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp CAD). A medida vai agilizar o atendimento à população e o gerenciamento de recursos da corporação.
Com o novo sistema, o banco de dados da GCM de Corumbá fica integrado com outras forças que já fazem parte do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, entre eles a PRF, a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande e a Guarda Municipal de Dourados.
“Campo Grande foi a primeira Capital do Centro-Oeste a aderir ao sistema, que além de reduzir o tempo de resposta nas ocorrências, melhora o planejamento operacional. Pelo pioneirismo, a cidade se tornou multiplicadora do uso e funcionamento do software, que utiliza dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública” comentou o Secretário Especial de Segurança e Defesa Social de Campo Grande, Anderson Gonzaga.
O sistema proporciona a otimização administrativa e operacional da corporação, intervindo rapidamente em vários fatores como tempo de resposta, comunicação em tempo real, posicionamento georreferenciado das viaturas, dados estatísticos e mapa de calor criminal.
Todo o efetivo operacional da corporação acompanhou e participou ativamente da implantação do novo sistema, com a instrução dos agentes de segurança da GCMCG, GCM Luciano Martins e GCM D. Vieira. Estavam presentes também o Comandante da Guarda Municipal de Corumbá GCM Miguel Soares e o Secretário Cel. César Freitas.
“Agora, com o dimensionamento desse sistema para mais dois dos principais municípios de Mato Grosso do Sul, podemos trabalhar com mais celeridade principalmente na identificação de indivíduos que tenham praticado ilícitos em qualquer uma das cidades cobertas pelo SINESP CAD”, pontuou o secretário sobre a importância de comunicação entre as forças de segurança.
A transmissão de conhecimento feita por servidores da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social da Capital é uma das etapas para implantação e aplicação do sistema na cidade de Dourados. A parceria acontece por meio de Termo de Cooperação Intermunicipal.
Os dados do software são fornecidos pelo Governo Federal de forma gratuita, integrando município, Estado e União. Dentre outras funcionalidades, permite a consulta no Banco Nacional de Informações de Trânsito e Foragidos da Justiça.
O Sinesp CAD está presente em 26 Unidades Federativas e conta com mais de 6,5 milhões de atendimentos realizados e possui 81 agências cobertas, entre PM, CBM, GCM e PRF
Fonte: CGNotícias