Na noite desta quarta-feira (19), após mais de 30 horas de julgamento, o tribunal de Júri proferiu as sentenças no caso do homicídio do estudante de direito Matheus Coutinho Xavier. O réu principal, Jamil Name Filho, de 46 anos, foi condenado pelo crime de homicídio qualificado, mas acabou sendo absolvido da acusação de receptação. Além disso, ele também foi julgado por outros crimes, resultando em uma pena total de 23 anos e seis meses de prisão.
As acusações contra Jamil Name Filho, o ex-guarda civil metropolitano Marcelo Rios e o policial civil aposentado Vladenilson Olmedo foram de homicídio qualificado por motivo torpe, emboscada e sem chance de defesa da vítima, no caso que chocou a opinião pública e despertou grande repercussão na mídia.
O julgamento, que foi marcado por fortes emoções e depoimentos contundentes, teve como foco principal a investigação do assassinato brutal de Matheus Coutinho Xavier, cuja morte deixou a família enlutada e a sociedade indignada. O estudante de direito, na época com apenas 20 anos, teve sua vida ceifada de forma violenta, gerando comoção em todo o Estado.
Após deliberações, Jamil Name Filho foi considerado culpado pelo homicídio qualificado, um crime que foi classificado como de extrema crueldade e sem qualquer possibilidade de defesa da vítima. Porém, os jurados entenderam que não havia provas suficientes para condená-lo por receptação, e esse crime acabou resultando em sua absolvição nesta instância.
O ex-guarda civil metropolitano, Marcelo Rios, também recebeu a mesma pena de 23 anos e seis meses de prisão pelos crimes que cometeu, incluindo sua participação no assassinato de Matheus Coutinho Xavier. Já o policial civil aposentado, Vladenilson Olmedo, foi condenado a 21 anos e seis meses de prisão pelas mesmas acusações, evidenciando a gravidade dos atos praticados por todos os réus.
O julgamento, que teve um alto nível de atenção do público e da imprensa, foi acompanhado de perto por familiares e amigos do estudante falecido, que aguardavam ansiosamente por justiça.
https://www.instagram.com/reel/Cu6GNqVJYop/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==