Coronel David discute segurança nacional em evento de comandantes-gerais das polícias militares, em Bonito

Durante o encontro, deputado faz homenagem às vítimas das enchentes no RS e aos militares que trabalham nas buscas por sobreviventes

0
91

O deputado estadual Coronel David (PL) tornou-se um marco na história do Mato Grosso do Sul ao ser o único comandante-geral da Polícia Militar do Centro-Oeste a presidir o CNCG (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares). Sua presença como convidado especial e representando a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) no 1º Encontro de Alinhamento dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares em Bonito, nesta quarta-feira (8), destaca sua relevância e experiência no campo da segurança pública.

Para Coronel David, o encontro representa uma oportunidade única de promover a integração entre as forças de segurança, permitindo a troca de experiências, discussão de estratégias e análise de problemas comuns para o enfrentamento da criminalidade.

“É uma honra e um privilégio representar a Assembleia Legislativa neste importante ato que promove a integração entre as forças de segurança de todo o país. A segurança pública é uma responsabilidade compartilhada, e é através da colaboração e do trabalho em equipe que podemos enfrentar eficazmente os desafios da criminalidade e da violência para que o povo brasileiro se sinta cada vez mais protegido”, pondera o deputado.

Durante a reunião, Coronel David lembrou das enchentes no Rio Grande do Sul que atingiram 414 cidades no estado, deixando até o momento 95 mortos e mais de 225 mil pessoas fora de suas residências. “Da mesma forma que nós rendemos homenagens aqueles que infelizmente perderam suas vidas, eu aproveito aqui na presença dos comandantes-gerais de vários estados do Brasil para homenagear nossos heróis, os que saíram de seus estados de origem e que hoje estão ao lado dos irmãos gaúchos empenhados no resgate, na proteção e no salvamento de vidas no Rio Grande do Sul.”

Foram abordados temas de interesse nacional relacionados à segurança pública, como gestão, políticas de segurança, inovação tecnológica, formação e capacitação da polícia, entre outros. O destaque do evento deste ano foi a apresentação da Operação CNCG/2024 da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), que evidencia sua capacidade operacional frente ao narcotráfico, contrabando, descaminho e outros crimes transfronteiriços.

A presença de aproximadamente 150 representantes dos estados e do Distrito Federal evidencia o compromisso em debater temas relevantes da Segurança Pública em âmbito nacional, visando aprimorar a gestão e fortalecer as estratégias de prevenção e combate à criminalidade.

Em 2013, na época comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), Coronel David foi eleito presidente do CNCG (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais), colegiado composto por todos os Comandantes-Gerais das Polícias Militares dos estados e do Distrito Federal.

Os comandantes-gerais das corporações militares dos estados desempenham um papel crucial na segurança pública brasileira, liderando a implementação de políticas e estratégias essenciais para a manutenção da lei e da ordem. Sua influência se estende ao âmbito comercial, onde suas decisões podem impactar o mercado de segurança pública.