Filho do presidente Lula assina contrato confidencial com empresa durante visita presidencial em Cuba

0
61

Luís Cláudio, filho caçula do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, firmou contrato com uma empresa em Cuba no mesmo dia em que se encontrou com seu pai durante uma visita oficial do presidente ao país. A assinatura do termo de referência ocorreu em Havana, em 15 de setembro de 2023.

Diferente das especulações de parlamentares da oposição, Luís Cláudio não fazia parte da comitiva oficial que viajou com Lula e a primeira-dama, Janja, no voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele já estava em território cubano tratando de assuntos particulares quando o avião presidencial pousou.

Após assinar o contrato, Luís Cláudio encontrou-se com seu pai, que estava no país para participar do G77, grupo de países em desenvolvimento. Um ponto notável do contrato é a cláusula de confidencialidade, que impede a divulgação de detalhes sobre o acordo. Questionado sobre a natureza do contrato, Luís Cláudio respondeu: “Por questão de confidencialidade, eu não posso falar sobre o tema”.

A assinatura do termo de referência levantou questões sobre a localização da empresa, se ela tem escritório em Cuba ou no Brasil. Luís Cláudio não respondeu a essas perguntas, e seus advogados também não se manifestaram.

Em relação à dívida de Cuba com o Brasil, o jornal Folha de S. Paulo informou que Cuba pediu “flexibilidade” ao governo Lula para retomar o pagamento das parcelas, que totalizam R$ 2,6 bilhões. A maior parte desse montante foi emprestada pelo BNDES para financiar o projeto do Porto de Mariel, inaugurado em 2014 com a expectativa de trazer oportunidades para empresas brasileiras.

O termo de referência, também chamado de projeto básico, é um documento que define os bens e serviços a serem prestados durante a vigência do contrato. A revelação do acordo entre Luís Cláudio e a empresa em Cuba foi feita na sexta-feira, 19 de julho, e trouxe à tona uma conversa privada no WhatsApp, onde Luís Cláudio fez comentários depreciativos sobre Janja.

Empresário, Luís Cláudio é sócio-administrador da LFT Marketing Esportivo e da Touchdown Promoção de Eventos Esportivos.