Delegados de Polícia Civil participam de palestras na 1ª Semana Jurídica da UEMS em Bataguassu

0
33
Delegados de Polícia Civil participam de palestras na 1ª Semana Jurídica da UEMS em Bataguassu

Publicado por Keila Flores

Bataguassu (MS) – A 1ª Semana Jurídica, realizada na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Bataguassu, contou, na noite de terça-feira (13), com um importante debate sobre Segurança Pública. Participaram das palestras delegados da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS), que abordaram temas variados, tais como sistema de segurança pública, organizações criminosas, estatísticas sobre a criminalidade, tecnologia na atividade policial, cyberinvestigação, sistema punitivo, dentre outros temas.

O evento contou com a presença do Diretor do Departamento de Gestão de Pessoal da PCMS, delegado Nilson Fonseca Martins, que apresentou uma ampla perspectiva sobre a segurança pública, discorrendo sobre os fundamentos constitucionais da área e sobre o enfrentamento ao crime organizado. Além disso, mostrou dados que colocam Mato Grosso do Sul em destaque no ranking nacional de solução de inquéritos policiais.

Em sequência, o delegado Lucio Marinho, responsável pelo Núcleo Regional de Inteligência (NRI) de Bataguassu, abordou a evolução da força policial e o papel da tecnologia no combate ao crime, explicando sobre as novas modalidades de crimes cibernéticos e sobre técnicas de cyberinvestigação. Por fim, o delegado Daniel Wollz apresentou o tema “Reflexões sobre crime e punição”, estimulando a reflexão dos acadêmicos sobre o sistema penal, questionando a eficácia do modelo atual na prevenção e repressão da criminalidade.

O evento, que se destaca como um importante espaço de debate, proporcionou uma oportunidade única para os acadêmicos de Direito aprofundarem seus conhecimentos em temas importantes para a formação profissional. Após às palestras, houve também uma roda de conversa, com o objetivo de desertar senso crítico e preparar os alunos para enfrentarem os desafios complexos da área de segurança pública e justiça.

Fonte: Policia Civil MS