Polícia Civil realiza palestra educativa sobre violência de gênero e segurança em Jardim

0
46
Polícia Civil realiza palestra educativa sobre violência de gênero e segurança em Jardim

A Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, através da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) da cidade de Jardim, no âmbito da operação SHAMAR, em parceria com as profissionais do setor psicossocial da Casa da Mulher Jardinense e policiais da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Campo Grande (DEAM),  ministrou, na última quinta-feira (15), palestra com o tema: Relacionamento saudável e a verdade por trás das mídias digitais: desmascarando a violência de gênero para equipe da Assistência Social do município de Jardim.

Na ocasião foi ressaltada a importância da rede de apoio para mulheres em situação de violência, bem como a relevância da Operação Shamar e o apoio da equipe de policiais da DEAM, por fim foi apresentada a Casa da Mulher Jardinense e seu fluxo de atendimento. Durante a palestra, a Delegada destacou a relevância de propagar informação sobre os direitos das mulheres, enfatizando que o respeito mútuo é a base para qualquer interação saudável. “Nossa intenção é empoderar com conhecimento, para que todos possam reconhecer sinais de abuso e, assim, evitá-los ou buscar ajuda de maneira segura e informada”, afirmou.

Os profissionais do setor psicossocial da Casa da Mulher Jardinense reforçaram a importância do apoio psicológico e emocional para as vítimas de violência, ressaltando que o silêncio não é uma opção. “Precisamos quebrar o ciclo de violência desde o início, e isso começa com a conscientização e o apoio às vítimas, garantindo que elas saibam que não estão sozinhas”, disse uma das psicólogas participantes.

Os policiais da DEAM que participam da Operação SHAMAR, uma iniciativa focada no combate à violência contra a mulher, compartilharam suas experiências e explicaram as medidas de proteção disponíveis para as vítimas. Eles também destacaram o trabalho contínuo da operação em identificar e punir agressores, além de proteger e apoiar as mulheres em situação de risco.

Fonte: Policia Civil MS