PF realiza operação em presídios do MS e apreende celulares escondidos em pão

0
57

A Polícia Federal, em colaboração com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Mato Grosso do Sul (FICCO/MS) e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penal do MS, deflagrou nesta quarta-feira, 21 de agosto, a segunda fase da operação “FAKE ID PF”. A ação visou o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens avaliados em R$ 2 milhões.

Durante a operação, equipes da Polícia Federal e da Polícia Penal realizaram buscas em 30 celas da Penitenciária Estadual de Dourados e do Instituto Penal de Campo Grande/MS. Como resultado, foram apreendidos 14 aparelhos celulares, que estavam escondidos em pães de forma, utilizando fatias de pão para ocultá-los.

As investigações, iniciadas após a descoberta de páginas falsas em redes sociais, revelaram um esquema criminoso que utilizava fotos e dados de policiais federais para promover a venda fraudulenta de eletrônicos de alto valor, supostamente apreendidos pela Receita Federal do Brasil. A associação criminosa operava a partir de dentro das unidades prisionais de Dourados e Campo Grande, criando empresas fictícias para realizar falsificações de documentos e vender produtos inexistentes.

Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de associação criminosa, estelionato, falsificação de documentos, uso de documentos falsos e lavagem de dinheiro.