Imersão cultural e turística da cidade é destaque em estande do SBPC

0

Couro, peças de design autoral, telão 3X2 com destaque para atrativos turístico estão entre os elementos que compõe o estande mais campo-grandense da SBPC. O espaço em questão é de autoria da Prefeitura Municipal de Campo Grande com a Sectur – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, dentro da 71ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e tem chamado atenção das mais de 20 mil pessoas que passam pelo maior evento científico da América Latina na UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

A arquiteta, urbanista e design de mobiliário, Luciana Teixeira, decorou o espaço com mobiliário totalmente autoral de essência genuinamente sul-mato-grossense. Com couros pendurados nas paredes e um telão de 2 por 3 metros, reproduzindo imagens dos pontos turísticos de Campo Grande, a intenção é promover uma verdadeira imersão do turista e do público geral da SBPC na cultura campo-grandense.

 

“Tudo aqui foi pensado para caracterizar a nossa região, desde a influência indígena na poltrona Nhanderu, até mesmo a diversidade de estilos musicais na nossa terra representada pela poltrona Roqueeennnnrooouuu. O couro nas paredes repensa o uso do material que, ao ser descartado na natureza, causa um problema gigantesco ao meio ambiente, as peles não transformadas em couro seriam, ao contrário, um problema estimado de 10 milhões de toneladas de resíduos por ano então propomos a reavaliação do couro no design”, pontua Luciana Teixeira.

 

A Coleção Supapo Salto 1210, em fase de produção, recebeu financiamento do FMIC 2018 e foi um verdadeiro divisor de águas na produção de design autoral em Campo Grande, a começar  pela Poltrona Roqueeennrroouu que alcançou o status de produto, produzida em alumínio, pois tornou-se leve, desmontável e com acabamento em couro natural.

 

As poltronas Vórtex e Nhanderu causam estranhamento aos visitantes. O assento das cadeiras  foram feitos a partir de um estudo do tecido neoprene tensionado. Por conta do material, a superfície da mobília se mantêm reta, o que faz o público confundir a cadeira até mesmo com uma obra de arte.

 

A jornalista e repórter do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Juliana Amaral, passou pelo estande da Prefeitura e disse estar encantada com o que viu. “Vim conhecer e aprendi um pouco sobre a cultura da cidade. O telão com vídeo institucional belíssimo, mostrando o que tem de mais interessante na culinária, no transporte e na história dessa cidade, chama atenção. O visitante pode sentar, descansar e contemplar toda essa beleza”.

 

O espaço conta ainda com profissionais qualificados para explicar detalhes a respeito dos pontos turísticos de Campo Grande, divulgar o que acontece na cidade durante os seis dias de evento do SBPC, e reiterar os horários de saídas do ônibus City Tour, que tem rota criada especificamente para a reunião.

 

A escolha da profissional foi feita por conta de uma contrapartida do FMIC – Fundo de Investimentos Culturais 2018. O estande da Prefeitura Municipal de Campo Grande com a Sectur está localizado na Avenida da Ciência, ao lado do estande da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.