Na última segunda-feira (23), o Plenário do Tribunal do Júri de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, foi palco da final do Campeonato de Júri organizado pelo Núcleo de Apoio Estudantil (NUCAE). Duas equipes de acadêmicos de Direito protagonizaram um embate jurídico que demonstrou o potencial das futuras gerações de operadores do Direito. O caso simulado envolveu o homicídio de Jeferson, morto com um tiro na cabeça pela ré Ana Carla, em um crime já julgado pelo poder judiciário.

A acusação ficou a cargo dos estudantes Luiz Braz e Fernanda Sotelo, enquanto a defesa foi conduzida por Fabrizio Bruno, Júlio Molikawa, Gabriel Garcia e Maria Eduarda Buzzi. No julgamento simulado, um dos pontos centrais foi a alegação de que Ana Carla agiu em legítima defesa, uma vez que a vítima, seu marido, praticava violência doméstica. Esse argumento foi fundamental para a absolvição da ré, tanto no julgamento simulado quanto no real, no qual foi defendida pelo advogado Rodrigo Stochiero, presente no evento.

O NUCAE, uma comunidade estudantil nacional fundada por Said Sleiman, organizou o evento com o objetivo de capacitar jovens acadêmicos de Direito. A final contou com a presença de importantes autoridades, como o Dr. Rodrigo Stochiero (Defensor Público) e o Dr. José Roberto Rosa (Advogado Criminalista). A sessão foi presidida pelo acadêmico Sérgio Roberto Rosa, reforçando o compromisso do NUCAE em promover a intelectualidade e formação prática dos futuros juristas.