A prefeita Adriane Lopes (PP), candidata à reeleição pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, destacou nesta terça-feira (15), Dia do Professor, os avanços e o compromisso com a valorização dos profissionais da Educação. Em suagestão, os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande ganharam destaque e motivos para comemorar. Adriane participou da festividade de comemoração a data promovida pelo Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACPMS)
Desde que assumiu a prefeitura em abril de 2022, Adriane manteve um diálogo aberto com a categoria, enfrentando desafios herdados de administrações anteriores, inclusive com um indicativo de greve entre os professores. Determinada a solucionar o impasse, a prefeita estreitou relações com a ACP e repactuou o pagamento da Lei do Piso dos Professores, trazendo uma conquista aguardada por décadas pela categoria.
O reajuste foi escalonado, com um aumento de 14,95% dividido em três fases: 5% em outubro de 2023, 5% em janeiro de 2024, e 4,95% em maio de 2024. Além disso, foi assegurado um acréscimo de 30% em setembro de 2024 e mais 70% em dezembro do mesmo ano, aproximando os salários dos professores do piso nacional. Adriane destacou que todas essas conquistas foram possíveis dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, sem comprometer a valorização dos educadores.
Outro marco importante foi a realização do Concurso Público do Magistério, que convocou 323 novos professores, seguidos por mais 400 profissionais chamados nos meses subsequentes. Além disso, em junho de 2023, 106 secretários escolares foram nomeados para atuar nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Pela primeira vez na história da educação de Campo Grande, Adriane implementou eleições diretas para diretores das EMEIs, substituindo cargos de indicação política. A partir de janeiro de 2024, 105 diretores eleitos pela comunidade escolar assumirão suas funções.
Além da valorização profissional, a prefeita investiu na infraestrutura das escolas. Foram realizadas reformas em 205 unidades, garantindo acessibilidade e modernização, com a instalação de ar-condicionado e energia fotovoltaica. A compra de mais de 50 mil brinquedos para as EMEIs e melhorias na qualidade da merenda escolar também foram citadas como parte do esforço para aprimorar o ambiente escolar.
“Quero parabenizar todos os professores e destacar que conseguimos cumprir pautas que estavam paradas há mais de 12 anos, como o pagamento do piso salarial, progressão funcional, gestão democrática e o diálogo franco. Esse diálogo nos permitiu avançar muito na educação. Hoje estou na ACP celebrando não só o Dia dos Professores, mas as conquistas que alcançamos juntos pela educação de Campo Grande”, declarou Adriane durante passagem pela confraternização alusiva ao Dia do Professor promovida pela instituição.
A prefeita também destacou a importância dos avanços para o futuro da educação municipal, afirmando que eles terão impacto direto no próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2026. “Estamos reconstruindo a educação desde a base, com o objetivo de melhorar os indicadores e tornar Campo Grande uma referência, não só em Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil.”
Adriane também retomou 13 obras de EMEIs que estavam paradas e entregou a EMEI Inápolis, cuja obra havia sido interrompida por mais de 18 anos. Entre os próximos passos, estão as entregas das EMEIs dos bairros Jardim Talismã, Jardim Radialista, Popular, Moreninha II, Jardim Colorado, Serraville, Jardim Nashville e Jardim Anache, ampliando ainda mais a oferta de vagas na educação infantil.