Paulo Duarte solicita medidas urgentes de fiscalização contra queimadas urbanas em Corumbá

0
42

Com o objetivo de garantir a adoção de medidas urgentes para a tomada de ações de fiscalização de terrenos abandonados e propícios a queimadas na região urbana dos municípios de Corumbá e Ladário, o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) apresentou indicação para que a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil mobilize todos os órgãos estaduais para atuarem no combate aos incêndios na região. A solicitação foi feita durante sessão ordinária desta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o deputado, o avanço das queimadas reforça os alertas feitos por especialistas de que a seca severa no bioma pantaneiro poderá aumentar o número de incêndios não apenas nas áreas florestais, bem como nas áreas urbanas. “Estamos vivendo uma situação peculiar. A seca este ano, no bioma pantaneiro, chegou mais cedo e os focos de queimadas estão consumindo a região de uma forma jamais vista”, lamenta o parlamentar.

Dados do Programa Queimada, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram um aumento de 898% nos focos de incêndio em comparação aos últimos três anos (2021 a 2023). O acumulado nos primeiros cinco meses de 2024 é o segundo maior registro dos últimos 15 anos, ficando atrás somente de 2020, quando foram registrados 2.128 focos. Apenas em maio deste ano foram registrados 246 focos de queimadas no bioma pantaneiro, contra 33 no mesmo período de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui