Depois de 14 anos, Campeonato Indígena volta na Aldeia Água Azul

0
Depois de 14 anos, Campeonato Indígena volta na Aldeia Água Azul

Time do Seik – da aldeia Corrego do Meio disputa a competição (foto-divulgação)
o ex-jogador da seleção brasileira foi convidado para abertura. Jean vai disputar o estadual pelo Pantanal SAF

Após 14 anos, o tradicional Campeonato Indígena Terena da Amizade está de volta, prometendo movimentar a aldeia Água Azul e unir ainda mais as comunidades da Terra Indígena Buriti. Idealizado por um grupo de líderes locais, o evento esportivo, que celebra a amizade e a cultura indígena, será realizado entre os meses de dezembro de 2024 e abril de 2025. A abertura será neste próximo sábado, a partir das 13h, e com um convidado ilustro do futebol brasileiro, o volante/lateral Jean.

Com mais de 50 jogos previstos, a competição contará com a participação de diversas equipes, incluindo times de aldeias vizinhas. Além do futebol, o campeonato terá espaço para apresentações culturais, como danças típicas e cantos tradicionais, valorizando a rica herança indígena da região.

Uma das novidades desta edição é a revitalização do campo de futebol, o “baciao”, graças à iniciativa dos líderes tribais e do vereador Eber Reginaldo. Com a nova estrutura, os jogos prometem ser ainda mais emocionantes e proporcionar um melhor espetáculo para os torcedores.

Agora, em 2024/25, o Campeonato da Amizade retorna com novidades. Além das tradicionais equipes indígenas, a competição estará aberta para times de cidades vizinhas, ampliando ainda mais sua abrangência. Sob a liderança do professor Ener Reginaldo Vitorino e com o apoio do cacique Claudenir da Silva Jorge, o evento promete ser um sucesso.

“Estamos muito felizes em trazer de volta o Campeonato da Amizade”, afirma o professor Ener. “É um momento de celebrar nossa cultura, nossa história e, principalmente, a união entre as comunidades.”

Fonte