Palestra durante a Semana do Artesão aborda as políticas públicas para o artesanato

0
Palestra durante a Semana do Artesão aborda as políticas públicas para o artesanato

Artesãos que estão participando da 17ª Semana do Artesão tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra, na tarde desta sexta-feira (21) sobre as políticas públicas para o artesanato. Participaram a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro, Daniela Vasconcelos, a gestora do Sebrae-MS, Dani Muniz, e a diretora de Artesanato e Moda da FCMS, Katienka Klain.

Palestra durante a Semana do Artesão aborda as políticas públicas para o artesanato

Daniela Vasconcelos, coordenadora Geral de Acesso ao Mercado e Promoção do Programa do Artesanato Brasileiro, falou sobre as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal para o artesão por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). “O PAB trabalha numa esfera de Governo Federal e Governo Estadual através das coordenações de artesanato. Aqui em Mato Grosso do Sul está vinculada à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O PAB desenvolve ações transversais que atendem ao segmento através das coordenações estaduais. Além das participações em feiras nacionais, além de disponibilizar o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, o Sicab, para que as coordenações estaduais mapeiem e cadastrem os artesãos em todo o território brasileiro. Esta carteira tem validade nacional, é um documento oficial que reconhece a atividade artesanal como profissão. O Programa do Artesanato Brasileiro define toda a parte conceitual e traça estratégias para atender as demandas do segmento”.

Dani Muniz, Analista e Gestora das ações de Economia Criativa do Sebrae-MS, afirmou que o papel do Sebrae é garantir que o empreendedorismo vai estar instrumentalizado com as ferramentas certas para gerar renda, gerar emprego, fazer subir o faturamento desses nossos artesãos. “Para gente entender no que a gente pode ajudar para que o artesão, além daquela habilidade manual que ele já possui, que foi passado para ele muitas vezes de geração em geração, a gente quer garantir que eles também saibam precificar isso, saber a parte financeira para que o negócio dele possa se desenvolver, e as estratégias de mercado, fazer com que esses artesãos alcancem novos mercados de Mato Grosso do Sul para o mundo inteiro”.

Katienka Klain, diretora de Artesanato e Moda da FCMS, falou sobre os principais projetos que existem na Fundação de Cultura para os artesãos e discutiu como ele pode ter acesso a esses projetos, como a Carteira do Artesão, o Projeto Artesania e o acesso às Feiras Nacionais. “O projeto Artesania existe desde 2007, é um projeto de capacitação, desde o curso técnico à gestão; a Carteira é o documento que regulamenta o artesão como profissional, a gente emite no estado inteiro, e as feiras nacionais são em parceria com o PAB que a gente participa em nível nacional por meio de editais. Para ter acesso, o artesão tem que estar sempre atendo às redes sociais da Fundação, onde é feita toda a divulgação, e de forma também nos próprios municípios. Para o artesanato em Mato Grosso do Sul a gente tem políticas públicas consistentes junto com o Governo Federal, e hoje em dia os artesãos conseguem viver do artesanato. É graças à luta da sociedade civil que a gente consegue tudo isso”.

Bia Barros, presidente da Federação das Associações de Artesanato de Mato Grosso do Sul, esteve presente na palestra. “É sempre bom a gente participar para ouvir as coisas novas e as informações que os palestrantes têm para nos passar. É importantíssimo a gente sempre estar participando, pois a palestra trata de políticas públicas para o artesanato do estado. As coisas melhoraram muito, o governo do estado está de parabéns porque cada vez mais ele está buscando inovar, apoiar e divulgar a nossa comercialização”.

Ana Elizabeth Martinez, da Associação dos Artesãos de Bonito, está participando da Feira Mãos que Criam e esteve presente na palestra desta tarde. “Eu sou a presidente da Associação então eu preciso ter conhecimento, preciso aprender mais como levar para os artesãos lá de Bonito. Eu pretendo saber mais sobre o regulamento para estar passando para eles também de como que a gente pode agilizar novas coisas, novos rumos para a gente. A gente está precisando de apoio, e onde nós vamos achar, isso vai nos ajudar bastante. Em Bonito o artesanato está crescendo, estamos desenvolvendo muito. Hoje estamos com 23 artesãos na Associação e já temos demanda de pessoas querendo participar”.

Patrícia Ferreira da Silva, da Associação Costa Leste de Artesãos de Mato Grosso do Sul, é de Três Lagoas a firmou que em sua região o artesanato está bem bacana, com vários produtos regionais e várias artesãs trabalhando. “Vim assistir à palestra para a gente se aperfeiçoar mais, ter mais conhecimento para levar para o nosso município. As políticas públicas estão avançando, a gente está indo bem, precisa melhorar um pouquinho mais, mas está indo bem. A Fundação de Cultura sempre está trazendo o interior para vir para essas feiras em Campo Grande e fora também e sempre nos ajudando, nos orientando para tudo o que a gente precisa”.

Alice Salatini, da Associação de Artesanato Vale da Esperança e da Associação de Cerâmica Sol do Vale, de Caarapó, disse que veio para a Semana do Artesão em Campo Grande para ter conhecimento e levar coisas novas e diferenciadas para passar para os outros artesãos. “Nosso município valoriza bastante o artesanato, toda a ajuda que a gente precisa que a gente vai atrás a gente sempre tem alcançado. E a Fundação de Cultura é espetacular, todos os eventos sempre consegue nos trazer”.

Cláudia Alves Rodrigues, da Associação Espaço das Artes, de Coxim, disse que tem um grande apoio da prefeitura municipal e que estava ansiosa pela palestra. “É aprendendo e levando o nosso conhecimento para os demais. Hoje, tudo o que você vê, aprende e passa adiante é muito proveitoso. A gente tira bastante proveito do que nós ouvimos e aprendemos. Somos bem assistidos pela Fundação de Cultura, que nos apoia, nós temos tudo, dá o suporte que a gente precisa. A Fundação de Cultura abraça os artesãos como um todo. Esta Feira Mãos que Criam está tendo bastante repercussão para fora, tem bastante divulgação, é bem aceito, e temos vários municípios presentes. É maravilhoso”.

A Semana do Artesão é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, Secretaria Executiva de Cultura e o SEBRAE/MS, e acontece de 19 a 25 de março de 2025. A programação completa você pode conferir no http://mscultural.ms.gov.br .  

Texto: Karina Lima

Fotos: Daniel Reino

Fonte: www.fundacaodecultura.ms.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui