Professores realizam paralisação em Campo Grande contra privatização das escolas públicas nesta quarta

Mobilização ocorre durante a 26ª Semana Nacional da Educação e critica a privatização do ensino público

0

A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e os 74 sindicatos municipais filiados realizam, nesta quarta-feira (23), uma paralisação estadual como parte da 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. A mobilização, organizada em parceria com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), segue até o dia 28 de abril.

LEIA TAMBÉM: Posse de 142 professores para atuar em escolas estaduais de MS começa nesta sexta-feira

A iniciativa busca chamar atenção para o avanço da privatização nas escolas públicas e cobrar valorização dos profissionais da educação. Entre as principais pautas estão: realização de concursos públicos em todos os níveis, gestão democrática nas unidades escolares, cumprimento do piso salarial da categoria, além da aprovação de projetos de lei importantes como o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e o piso nacional dos administrativos da educação.

ENTRE NO NOSSO CANAL E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO!

Nesta quarta-feira, uma manifestação está marcada para as 9h, na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande. De lá, os manifestantes seguirão em passeata pelas ruas do centro da cidade.

Às 14h, uma audiência pública será realizada na Assembleia Legislativa do Estado, em parceria com os deputados Pedro Kemp e Gleice Jane (PT). O evento vai debater o Projeto de Lei 2614/2024, que propõe o novo PNE com vigência entre 2025 e 2035. A audiência também contará com palestra da professora doutora Andréia Militão, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR

Principais reivindicações da semana:

  • Contra a privatização das escolas públicas

  • Realização de concursos em todos os níveis de ensino

  • Aprovação do PL 2614/2024 (novo Plano Nacional de Educação)

  • Aprovação do PL 2531/2021 (piso dos administrativos da educação)

  • Valorização dos profissionais da educação

  • Gestão democrática nas escolas

  • Cumprimento do piso e reestruturação da carreira do magistério

A Fetems reforça que a luta pela educação pública de qualidade deve contar com o apoio da sociedade e que as ações desta semana têm caráter nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui