A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT), promoveu uma série de atividades ao longo do mês de abril voltadas à conscientização e prevenção da crueldade contra animais, em alusão ao “Abril Laranja”. As ações de caráter educativo e informativo, tiveram como objetivo orientar a população sobre os cuidados com os animais e as práticas que configuram crimes ou infrações administrativas.
Ao longo do mês, a DECAT participou de reuniões com conselhos comunitários, ministrou palestras em escolas e instituições públicas, promoveu conversas com alunos da educação infantil e concedeu entrevistas em rádios. No dia 1º de abril, o tema foi apresentado em reunião do Conselho Comunitário da 1ª área, na região Central.
Nos dias 3 e 4, policiais civis conversaram com alunos da educação infantil da Escola Harmonia, com a presença de protetoras e animais resgatados. Já nos dias 8 e 9, a equipe esteve na cidade de Taquarussu, onde ministrou palestras para estudantes da Escola Estadual Dr. Martinho Marques e do Centro de Educação Infantil Esmeralda Carvalho Cunha, participou de uma entrevista na rádio Flor do Vale e falou ao público durante evento na Câmara Municipal.
No dia 28, o assunto foi abordado em reunião do Conselho Comunitário de Segurança da 7ª área, na região Imbirussu. E, encerrando as ações, ontem (29), a DECAT esteve na Escola Municipal Ione Catarina, no Bairro Noroeste (3ª área – região Prosa). Na ocasião, houve interação com alunos da educação infantil e distribuição de folhetos com orientações sobre como denunciar casos de maus-tratos.
A Polícia Civil reforça que o abandono de cães e gatos, seja em imóveis, vias públicas ou em frente a abrigos de ONGs e protetores independentes, é crime, com pena prevista de 2 a 5 anos de reclusão.
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo site da Delegacia Virtual da Polícia Civil, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente, na sede da DECAT, localizada na Rua Sete de Setembro, 2421.
Fonte: Policia Civil MS