AGEMS acompanha reparo emergencial e cobra plano de contingência da Sanesul em Corumbá

0
AGEMS acompanha reparo emergencial e cobra plano de contingência da Sanesul em Corumbá

Distribuição de água começou a ser retomada na noite de sexta-feira. A Agência segue monitorando os procedimentos

A agenda de fiscalização da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) no sistema de abastecimento de água em Corumbá continua neste sábado (17), acompanhando de perto as providências da prestadora de serviço após o rompimento de uma adutora de ferro fundido ocorrido na noite de quarta-feira (15). A equipe técnica chegou ao município na sexta-feira e imediatamente iniciou a fiscalização preliminar em campo.

A verificação apontou que a tubulação apresentou ‘trincados’, possivelmente em função do solo rochoso sob a rua de paralelepípedo, onde existe trânsito de veículos pesados, o que pode ter ocasionado o rompimento da adutora. A prestadora do serviço finalizou os reparos também na sexta-feira, e sob fiscalização da AGEMS, vem trabalhando para minimizar os efeitos negativos. A Agência exigiu um plano de contingência para a normalização do abastecimento.

“Nossos engenheiros que atuam na fiscalização permanecem no acompanhamento dos trabalhos de reparo, para que tudo seja feito com agilidade e eficiência, de forma que a população tenha a água restabelecida com qualidade e segurança”, reforça o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

A ‘Sala de Guerra’ instituída por indicação da AGEMS com a participação de representantes da concessionária, da Secretaria de Saúde, do Município e demais instituições envolvidas, vem dando atenção não apenas à volta da disponibilidade da água, mas também à qualidade do insumo.  “É preciso monitorar se a água que volta às torneiras tem a qualidade exigida. Para isso, nossa equipe monitora a Estação de Tratamento, a ETA, para verificar as condições técnicas e operacionais das instalações e a qualidade da água em distribuição. E o Plano de Contingência da prestadora de serviço precisa incluir o monitoramento sobre indícios de turbidez e cor da água”, explica a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto. 

A verificação inclui a coloração e todos os parâmetros microbiológicos, que precisam estar em conformidade com a Portaria GM/MS nº 888/2021 (do Ministério da Saúde) e Resolução Conjunta Nº 01/2023/SES-MS/AGEMS, que estabelece a normatização do Índice de Qualidade da Água – IQA nos Contratos de Programa e instrumentos correlatos das Políticas Públicas de Saneamento Básico dos Municípios Regulados pela Agência Estadual.

Atendimento ao usuário, denúncias e reclamações

O Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC –  da Sanesul está apto para o recebimento das reclamações, pelo número 0800 067 6010.

O usuário deve anotar o protocolo e caso não tenha a solução no prazo estabelecido, poderá buscar o atendimento da Ouvidoria da SANESUL, 0800 647 7878

A AGEMS recebeu diversas denúncias pela Ouvidoria (0800 600 0506) e manteve seus canais de atendimento ininterruptos, para o acesso do usuário. As contribuições dos usuários pela Ouvidoria, fortalecem o processo de fiscalização do desempenho do prestador, e do atendimento adequado ao usuário.

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui