Cinema tcheco ganha destaque em mostra gratuita no Museu da Imagem e do Som

0
Cinema tcheco ganha destaque em mostra gratuita no Museu da Imagem e do Som

Entre os dias 4 e 7 de junho, o Museu da Imagem e do Som (MIS) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul será palco da mostra “Nas Asas da Imaginação Tcheca – Mostra de Cinema de Animação e Fantasia, que promete encantar o público com uma seleção especial de filmes clássicos produzidos no país entre as décadas de 1940 e 1970.

Com entrada gratuita, a programação reúne quatro longas-metragens e uma sessão de curtas infantis, revelando a riqueza e originalidade do cinema tcheco, especialmente nas áreas da fantasia e da animação.

Cinema tcheco ganha destaque em mostra gratuita no Museu da Imagem e do Som

O Barão Fanfarão, de Karel Zeman, 1962 / Foto: Cinemateca Brasileira

Unindo o realismo (e em diversas oportunidades também o surrealismo), elementos da vida social e privada e, claro, humor, o cinema tcheco é explorado em todas suas nuances na mostra, que exibe representantes da recuperação da arte audiovisual do país, logo ao fim da Segunda Guerra e da Nova Onda, movimento que surgiu a partir dos anos 1960.

“A mostra revela uma grande tradição cinematográfica europeia e promove o intercâmbio entre diferentes olhares e inspirações culturais. Com as exibições queremos democratizar o acesso a grandes obras e aproximar a arte brasileira da produção cultural tcheca”, explica Márcio Veiga, coordenador do Museu da Imagem e do Som.

O Assassinato do Sr. Diabo, de Ester Krumbachová, 1970 / Foto: Cinemateca Brasileira

O cinema produzido em Praga, na então Tchecoslováquia, sempre revelou uma relação intensa com a fantasia. Desde os contos de fadas tradicionais às obras que dialogam com o absurdo ou a repressão política, a produção tcheca se destacou por um olhar criativo que explora gêneros como a ficção científica, o drama e a comédia de forma singular.

O lirismo poético e a inventividade da animação tcheca também conquistaram o mundo e seguem encantando novas gerações.

Sonho de uma Noite de Verão, Jiří Trnka, 1959

A mostra apresenta obras de cineastas reconhecidos internacionalmente, como Karel Zeman, Jiří Trnka e Hermína Týrlová e contempla desde narrativas voltadas ao público adulto até filmes ideais para crianças pequenas. Uma verdadeira viagem por universos poéticos, líricos e, por vezes, absurdos.

As exibições são oportunidades imperdíveis para quem deseja conhecer (ou revisitar) o universo encantado do cinema tcheco, que atravessa gerações com sua abordagem única e sensível da realidade — mesmo (ou principalmente) quando revestida de fantasia.

A Cabana de Pão de Gengibre, Břetislav Pojar, 1951

Confira a programação:

  • 4/06 (quarta-feira), às 19h: Sonho de Uma Noite de Verão
  • 5/06 (quinta-feira), às 19h: O Assassinato do Sr. Diabo
  • 6/06 (sexta-feira), às 19h: Viagem ao Fim do Universo
  • 7/06 (sábado), das 16h às 18h: Sessão de Curtas Infantis:
    • Ferda, a Formiga
    • A Cabana de Pão de Gengibre
    • Por que a Girafa Chora
    • Galinhas Mal Desenhadas
  • 7/06 (sábado), às 19h: O Barão Fanfarão

Galinha mal desenhada, Jiří Brdečka

Serviço

A mostra “Nas Asas da Imaginação Tcheca – Mostra de Cinema de Animação e Fantasia” acontece de 4 (quarta) a 7 de junho (sábado) no Museu da Imagem e do om, que fica no terceiro andar do Memorial da Cultura e Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro.

A entrada é franca.

Ferda, a Formiga, Hermína Týrlová

Fonte: www.fundacaodecultura.ms.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui