Com mais de R$ 626,4 milhões em investimentos diversos, realizados pelo Governo do Estado em Dourados desde 2023, o maior município do interior de Mato Grosso do Sul tem melhorias significativas na infraestrutura e melhora a qualidade de vida da população.
Para continuidade das ações, por meio do programa MS Ativo, o governador Eduardo Riedel formalizou a aplicação de recursos para recapeamento de vias que são usadas como linhas pelo transporte coletivo urbano. A reunião de trabalho aconteceu na tarde desta sexta-feira (11) e contou com a presença do prefeito Marçal Filho, além dos vereadores, deputados estaduais e federais, e a senadora Tereza Cristina.
“Temos grandes obras e investimentos em Dourados, para atuar sempre em ações que impactam diretamente os sul-mato-grossenses. O Estado trabalha em parceria com todos, prefeituras, bancada estadual e federal. E nós temos união, o que está acontecendo aqui, eu falo com convicção que somos o único Estado a discutir investimentos com todos os 79 municípios”, afirmou Riedel.
Com reformas e ampliações em escolas, além de ações voltadas a pavimentação, recapeamento e drenagem, e obras específicas no sistema de esgotamento sanitário, além disso, o Hospital Regional de Dourados, tem previsão de entrar em funcionamento até o fim do ano.
“As obras que o Governo do Estado executa em Dourados, são lembradas positivamente pelos cidadãos, a gente tem bons frutos sendo colhidos por esses investimentos na nossa cidade. Mas Dourados ainda precisa de muita ajuda para prosperar de verdade. Tem um caminho muito longo para a gente seguir e a gente está aqui para isso, apresentando esse projeto”, disse Marçal.
Hospital Regional
A obra do Hospital Regional de Dourados – com 110 leitos, 20 deles de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) – vai beneficiar diretamente a população de 34 municípios da região.
“Nós vamos inaugurar o centro diagnóstico, ele inicia o funcionamento, em seguida fazemos a inauguração do hospital que vai estar vazio, aí todo mundo pode circular e depois da inauguração, então ele entra em funcionamento. Além disso, está sendo finalizada, a terceira fase, onde nós pretendemos ter a primeira unidade de hemodinâmica pública do município de Dourados”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões.
O complexo localizado em uma das saídas da cidade, na rodovia BR-463, também é integrado pelo Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas e o SVO (Serviço de Verificação de Óbito) – que será construído.
Além das edificações, o Governo do Estado realiza obras complementares, entre elas a pavimentação das vias adjacentes, que dão acesso ao complexo, assim como a construção de uma elevatória de esgoto sanitário.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm