Celebrado sempre na primeira sexta-feira de agosto, o Dia Internacional da Cerveja é mais do que uma data para brindar. É também um convite para observar como a bebida, tão presente na cultura brasileira, movimenta economias, conecta pessoas e valoriza identidades locais. Em Campo Grande, essa conexão tem ganhado força com o crescimento de cervejarias que apostam na inovação e na cultura regional para transformar o espaço urbano da cidade em um polo de convivência e experimentação.
LEIA TAMBÉM: Festival do Sobá celebra 100 anos da Feira Central com cultura, shows e tradição em Campo Grande
Segundo o Anuário da Cerveja 2024, produzido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil contabilizou 1.847 cervejarias em 2023, uma alta de 6,8% em relação ao ano anterior. Mato Grosso do Sul foi o segundo estado com maior crescimento proporcional, passando de nove para 11 empresas registradas, um salto de 22,2%. Além disso, o estado ficou em segundo lugar no ranking de geração de empregos formais no setor, com aumento de 47%, atrás apenas do Acre.
No coração de Campo Grande, bares e cervejarias têm ressignificado o espaço urbano e atraído novos públicos. É o caso da Cervejaria Prosa, criada em 2017 pelos empreendedores Hipólito Lima e Regina Nuruki, que nasceu com raízes profundamente conectadas à identidade local. “A Prosa é uma empresa cuja inspiração é Campo Grande. Nosso foco é produzir cerveja sob a ótica de um alimento de qualidade para celebrar a vida”, afirma Hipólito.
Para se reinventar e se aproximar do público jovem, a marca inaugurou recentemente um novo espaço na Rua 14 de Julho, no Centro. “Esta foi uma proposta de aproximação inclusiva, minimalista e de levar cerveja boa, da nossa terra, com preço que cabe no bolso de todas as pessoas. Principalmente com os jovens que curtem experiências gastronômicas positivas”, explica o empresário.
>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP
A conexão com o território também se reflete nos sabores. “A Prosa é pantaneira, tudo que fazemos traz em seus rótulos, nos aromas e sabores, muito daquilo que se encontra nas nossas tradições, costumes, lendas, fauna, flora e gastronomia. Um exemplo é a nossa última cerveja lançada, com notas de guavira, um retrato de uma fruta do cerrado numa cerveja”, destaca Hipólito Lima.
Capivas também aposta em experiências que vão além da bebida
Com proposta semelhante, mas inspirada principalmente na cena urbana, a Capivas Cervejaria, fundada em 2022, buscou referências no bairro Vila Madalena, em São Paulo, famoso pela cultura boêmia, para compor a experiência do espaço em Campo Grande. “Uma das inspirações veio da cena cultural pulsante da Vila Madalena e no modo como as pessoas se conectavam com o espaço urbano”, conta Priscila Sleiman, gerente de Marketing e Eventos da cervejaria.
LEIA TAMBÉM: Adriane Lopes garante evento inédito com prefeitas de todo o país em Campo Grande
O nome da marca também traduz um espírito de pertencimento. “Nos inspiramos no símbolo regional de onde vem nosso nome, Capivas de Capivara, e que representa esse espírito coletivo, tranquilo e presente. Um bicho urbano que pertence à cidade”, complementa a empreendedora.
O nome da marca também traduz um espírito de pertencimento
Com forte apelo à cultura local, o Capivas também aposta em experiências que vão além da bebida. “As ações culturais que realizamos, desde as feiras aos shows, dos saraus até as rodas de conversa, são formas de valorizar a cena artística independente e oferecer alternativas de lazer acessíveis e acolhedoras, especialmente para o público jovem. Mais do que um bar, queremos ser um ponto de encontro, de construção coletiva e de celebração da cultura feita por e para as pessoas daqui”, afirma Priscila Sleiman.
Esse cuidado com o ambiente e o propósito da marca tem atraído um público cada vez mais engajado. “Acreditamos que nossa conexão com o público jovem de Campo Grande é muito genuína. Essa geração tem buscado consumir em espaços que traduzam seus valores, como diversidade, liberdade, consciência social e sustentabilidade. E é exatamente isso que tentamos refletir em cada detalhe da nossa marca e das nossas ações”, conclui Priscila.
Com propostas distintas, mas um ponto em comum: o compromisso com a cultura local e a experiência do consumidor, iniciativas como a Prosa e o Capivas têm contribuído para revitalizar a economia criativa e cultural da cidade. Ambos também contaram com o apoio do Sebrae/MS, em diferentes momentos, para crescer.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
Cursos como o Empretec, que desenvolve habilidades empreendedoras e contribuiu para a formatação do modelo de negócios na fase de concepção do projeto, além de consultorias subsidiadas pelo Sebrae que ajudaram na estruturação de um plano de lucratividade a longo prazo, estão entre as ações destacadas pelos empresários como fundamentais em suas jornadas empreendedoras.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta entrar em contato pela Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800, ou por meio do site ms.sebrae.com.br.