Visita técnica à concessionária modelo reforça compromisso de Mato Grosso do Sul com inovação na concessão de rodovias
Os projetos de concessão de rodovias em Mato Grosso do Sul vêm acompanhados de compromisso com a regulação eficiente, onde a inovação e a adoção de modernas ferramentas de gestão e fiscalização são prioridade para garantir qualidade e segurança aos usuários.
Com mais de 630 quilômetros já concedidos pelo Estado e com a crescente atração de investimento privado para ampliar a mobilidade e fortalecer o desenvolvimento regional, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) foca nos melhores modelos de gestão para garantir eficiência, segurança e qualidade na experiência dos usuários das rodovias.
No Rio Grande do Sul, em uma visita técnica, a diretora de Transportes, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos, Caroline Tomanquevez, e o coordenador da Câmara Técnica de Rodovias, Vinicius Echeverria, foram ver de perto a tecnologia de uma concessão de pouco mais de dois anos que se tornou modelo de inovação.
Junto com o presidente das concessionárias Way 306 e Way 112, Paulo Lopes, e técnicos de tecnologia da informação do grupo, os representantes da AGEMS conheceram o funcionamento do moderno sistema free flow da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha para entender como soluções bem-sucedidas na região poderiam ser aplicáveis às concessões do Estado. A comitiva foi recebida pelo presidente, Ricardo Peres, e profissionais de diferentes áreas da CSG.
“Nós acreditamos que a tecnologia nas concessões é uma aliada indispensável da regulação e um instrumento capaz de ajudar Mato Grosso do Sul a atingir a meta de ter ainda mais desenvolvimento, de ser verde, próspero, inclusivo e digital. É muito produtivo ver o que está dando certo Brasil afora e o que pode ser aproveitado nos projetos aqui do estado”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
Tecnologia e regulação
O free flow é um sistema de cobrança eletrônica de pedágio, que não requer a construção de praças com atendimento presencial. Em trânsito, sem ter que fazer parada, a passagem do veículo é captada por leitura eletrônica instalada em pórticos estrategicamente distribuídos acima da via. O impacto é infinitamente menor que o da construção de estruturas convencionais de, além de eliminar o sistema manual, e a circulação de moeda. A praticidade também torna o pagamento mais preciso em relação ao trecho percorrido.
“Tivemos a oportunidade de conhecer novas tecnologias que poderão ser viabilizadas em Mato Grosso do Sul, tanto no aspecto operacional da concessionária, quanto na nossa atividade de regulação”, conta a diretora Caroline. “Essa modernização é fundamental, é o que vem para o futuro das concessões rodoviárias. O free flow é uma tecnologia que vem para ficar”.
Avanços
A concessão privada de rodovias no Estado completou cinco anos em abril. Pioneira, a MS-306, com 219 quilômetros, apresenta entregas acima do previsto e avanços da regulação.
Com pouco mais de dois anos e 412 quilômetros, o Sistema Viário MS-112/Trechos da BR-158 e BR-436 é outro que gerou melhorias, segurança e fiscalização eficiente. Em maio deste ano tiveram início as obras estruturantes. Em junho, a AGEMS homologou o primeiro sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV) para monitoramento viário em larga escala baseado em tecnologia 4G — com implantação antecipada em um ano em relação ao cronograma contratual.
“O intercâmbio de informações para conhecimento de novos modelos operacionais baseados em tecnologia é um passo importante no incentivo da regulação para que o Estado avance nas atuais e nas futuras concessões”, acredita o engenheiro Vinicius Echeverria.
Na sede da concessionária visitada, no município de Farroupilha, e em pontos de rodovias ao longo do Vale do rio Caí e na Serra Gaúcha, os profissionais da AGEMS verificaram o funcionamento do Centro de Controle de Arrecadação (CCA) e as estruturas dos pórticos.
Totalmente eletrônico, o serviço do CCA ainda teve a vantagem de absorver a mão de obra dos trabalhadores que antes davam expediente nas praças. Com a mudança, em vez de desemprego, funcionários foram redirecionados para o novo centro de controle.
Facilidades para o usuário
Sem praças de pedágio, o sistema apresentado como modelo pela concessionária gaúcha oferece ao motorista diferentes sistemas digitais de pagamento, entre a TAG instalada no veículo, aplicativo para smartphone e totens instalados nas Bases de Serviço de Atendimento ao Usuário.
A infraestrutura ainda conta com câmeras de vigilância supermodernas, monitoradas em convênio com a polícia rodoviária, e estação meteorológica acoplada aos pórticos de pedágio eletrônico, um serviço de informação adicional que beneficia os usuários e toda a comunidade.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE MS