A todo vapor: prefeitura prepara escolas para receber alunos em 2026

0

Com a proximidade do início do ano letivo de 2026, marcado para o dia 9 de fevereiro, a Prefeitura de Campo Grande intensificou os serviços de manutenção nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

LEIA TAMBÉM: Campanha Anti-Mosquito, parceria entre Prefeitura e Grupo Pereira, completa 17 anos

As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, e têm como objetivo garantir ambientes seguros, limpos e preparados para receber alunos e profissionais da educação. Até o momento, mais de oito mil matrículas já foram realizadas pela Semed.

Na Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, os trabalhos estão praticamente concluídos. A unidade passou por limpeza, organização e manutenção predial, além de adequações estruturais para atender cerca de 900 alunos no modelo de tempo integral.

>>>SIGA O NOSSO CANAL DO WHATSAPP 

Segundo o diretor da escola, Orlando Rodrigues Peralta, o planejamento antecipado garante um início de ano mais tranquilo. “Estamos totalmente preparados para receber os alunos. A escola está limpa, organizada e apta. Já recebemos os alimentos, incluindo itens secos e proteínas, com freezer abastecido, além de arroz, feijão, leite e macarrão”.

Além da estrutura física, a escola também recebeu reforço no quadro de profissionais. Professores temporários, monitores e equipes de apoio já começaram a integrar a rotina escolar.

Desde 2018, a unidade vem passando por importantes transformações estruturais e, para este ano, novas melhorias estão previstas, como a revitalização dos banheiros, da quadra esportiva e a ampliação da cozinha.

LEIA TAMBÉM: MS Ativo: Jardim recebe mais de R$ 38 milhões em obras que incluem reforma de escola e pista de aeródromo

A Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad oferece ensino integral do Grupo 5 ao 9º ano, além da Educação de Jovens e Adultos no período noturno, ampliando as oportunidades educacionais para a comunidade.

A preparação da escola também é reconhecida pelas famílias. Como é o caso da supervisora em uma empresa, Jessica Mariana Gonçalves, mãe da aluna Emilly Victoria, de 10 anos, que cursará o 5º ano, a evolução da escola é visível. “Eu já estudei aqui e hoje vejo o quanto a escola evoluiu. Está tudo organizado, as salas estão preparadas. É um trabalho bem feito”.

Em outro ponto da cidade, na Escola Municipal Arlindo Lima, também passa por manutenção, as equipes seguem fazendo a roçada no local para deixar tudo organizado para a chegada das crianças.

Estrutura e manutenção

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, por meio da concessionária Solurb, realiza serviços de roçada, limpeza e remoção de entulho em toda a rede, com atendimento médio de dez escolas por dia. Ao todo, são 206 unidades escolares.

>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR 

A Rede Municipal de Ensino conta com 99 escolas de Ensino Fundamental e 107 EMEIs. Embora o retorno dos alunos ocorra no dia 9, as equipes técnicas iniciam os trabalhos no dia 5 de fevereiro, preparando os últimos ajustes.

Matrículas seguem em andamento

A Semed segue com o processo de matrículas para novos alunos e para aqueles que não realizaram a rematrícula no prazo. As solicitações devem ser feitas pelo site matricula.campogrande.ms.gov.br.

Em caso de dúvidas, pais e responsáveis podem procurar a Central Municipal de Matrículas pelo telefone 0800 615 1515. O processo é gratuito.

#ParaTodosVerem: Imagens da limpeza nas escolas, do diretor e de uma mãe comentando sobre a ação realizadas pela prefeitura, por meio das secretarias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui