Recentemente, um vídeo começou a circular na internet e em alguns veículos de comunicação de Mato Grosso do Sul, levantando questionamentos sobre a conduta da Polícia Federal. O vídeo mostra um policial federal dentro de uma viatura oficial, acompanhado por algumas mulheres, o que gerou uma série de especulações e críticas à instituição.
Diante dessa situação, a Comunicação da Polícia Federal emitiu uma nota de esclarecimento, a fim de dissipar quaisquer mal-entendidos e explicar o real contexto em que o vídeo foi gravado. De acordo com a nota, o vídeo em questão faz parte de uma ação educacional promovida pela Polícia Federal, na qual crianças e adolescentes visitaram a sede da instituição para assistir palestras e conhecer de perto as atividades da Polícia Federal.
Nesse contexto, os jovens tiveram a oportunidade de andar em uma viatura oficial pelas ruas próximas à delegacia, acompanhados por um policial federal. As mulheres que aparecem no vídeo seriam, na verdade, seriam professoras que acompanhavam o grupo de jovens durante a visita.
Em nota, a Polícia Federal esclarece que a referida ação educacional é uma iniciativa importante para aproximar a instituição da sociedade e conscientizar os jovens sobre a importância da segurança pública e do trabalho realizado pela PF. Portanto, a intenção da instituição não foi denegrir sua própria imagem, mas sim, promover uma atividade de cunho educativo e social.
Leia a nota de esclarecimento na íntegra:
Acerca de vídeo que circula nas redes sociais e em alguns veículos de imprensa de um Policial Federal dirigindo uma viatura acompanhado de adolescentes, a Polícia Federal esclarece que o fato se deu em Corumbá/MS durante ação educacional promovida pela Delegacia de Polícia Federal em Corumbá para a Escola Municipal Prof. João Batista da cidade de Ladário/MS, ocorrida em 25 de abril e divulgada em nota na sexta-feira, 28 de abril. Dentre as atividades as crianças e adolescentes da escola visitaram as instalações da Delegacia, ouviram palestras e conheceram um pouco mais da atividade da Polícia Federal e até andaram de viatura pelas ruas próximas à delegacia. O intuito da ação extracurricular foi aproximar a realidade policial dos moradores, orientar os jovens para trilharem um caminho mais responsável e, para os policiais, sentirem-se mais integrados à região.